Alunos do Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga participaram da seleção do I Concurso do Projeto Rede de Letras 6º ao 9º do Ensino Fundamental
Estudantes do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga realizaram a seleção do I Concurso do Projeto Rede de Letras, com o tema: “O livro em cena: Uma releitura das obras”, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da unidade escolar, localizada na avenida Curação, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
Participaram da seleção 450 alunos, divididos em duas categorias: Teatro (com os alunos do 8º e 9º ano do EF), e Reportagem (com os alunos do 6º e 7º ano do EF). O concurso foi organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC), por meio da Gerência do Ensino Fundamental II Anos Finais (Genf II), do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe).
Foram apresentadas seis encenações de teatro e duas reportagens aos três jurados convidados, que com muita atenção avaliaram o desempenho dos jovens atores e repórteres. A gestora da escola, Ida Laura Santos do Nascimento, 37, estava na plateia e falou sobre a recepção dos alunos ao programa. “O projeto Rede de Letras e todo o acervo que nós temos na nossa escola têm possibilitado aos nossos alunos uma diversidade na leitura, interpretação e dramatização, que possibilita a compreensão. Esse momento foi preparado com muito carinho, zelo e o resultado dessa seletiva, está sendo um show. Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos”, declarou a gestora.
Dentre as apresentações estavam: “A poesia infantil de Henriqueta Lisboa” - baseada nos livros luz da lua e menino poeta de Henriqueta Lisboa”; “Chiquinha Gonzaga” - obra de Edinha Diniz; “Luna Clara e Apolo 11” - baseada na obra de Adriana Falcão; “O encontro” - baseada na obra a palavra não dita de Walcyr Carrasco; “As batalhas do castelo” - baseada na obra de Domingos Pellegrini; “Apolluna: O encontro” - baseada na obra Luna Clara; “À procura do amor paterno” - baseada na obra e palavra não dita de Walcyr Carrasco.
A peça de teatro que destacou foi: “Luna Clara e Apolo 11”, que retratou a história de um homem aventureiro. Quem interpretou Apolo foi o estudante Gabriel Lopes e Silva de Souza, 15, que revelou levar algumas características do personagem para sua vida. “O Rede de Letras abriu novas portas pra gente poder conhecer outros projetos na escola, e descobrir nossos talentos. O Apolo 11 é uma pessoa muito educada, mas também uma pessoa muito ativa, e com ele eu aprendi coisas que vou levar para minha vida, como, nunca desistir do que você quer”, disse Gabriel.
A estudante que interpretou “Luna Clara” foi Lorena Ramos Postilho, 14. Ela confidenciou que se identifica com a personagem. “Eu acho que tenho muito a ver com a personagem porque ela é uma garota tímida. Eu gostei de fazer essa apresentação porque tenho um pouco dela dentro de mim, eu vivo com a cabeça na lua, e no Rede de Letras a gente conhece melhor as histórias”, revelou.
Na categoria reportagem a equipe que destacou foi a que falava sobre “Chiquinha Gonzaga”, onde encenaram um programa de TV na qual a protagonista era entrevistada e apresentava sua vida, A interprete da personagem foi Sâmilly Fernanda Nascimento de Araújo, 13. “Eu aprendi que ela trabalhou muito doente. Ela foi uma imagem muito importante para o carnaval brasileiro, para o gênero da música MPB, e eu aprendi muitas coisas, que a gente precisa batalhar na vida para conseguir o que quer”, contou.
A Coordenadora do projeto Rede de Letras, Ozeli Martins Sarmento, 30, descreveu como “indescritível” o que é ver os alunos encenando. “Não têm palavras para descrever, é uma emoção imensa e uma sensação de dever cumprido. A gente chega e prestigia, ver os alunos encenarem isso é uma experiência indescritível. Os nossos alunos da rede estadual são espetaculares e por si, verdadeiros atores”, enfatizou a coordenadora.
Os alunos que vencerem a etapa final receberam medalhas, menção honrosa, troféu, a coleção completas dos livros utilizados durante as seletivas e ainda tiveram os trabalhos divulgados em vídeo na plataforma Saber + (http://sabermais.seduc.am.gov.br).
O projeto Rede de Letras tem como um dos seus objetivos o incentivo à leitura, disponibilizando as coletâneas de livros para realizar a apresentação. O projeto abrange todas as escolas da capital e do interior.