CMPM I abre edital para novos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2018
O Colégio Militar da Policia Militar I (CMPM I), no Petrópolis, Zona da Sul de Manaus, abre edital para o Processo Seletivo de novos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2018. O período de inscrição vai do dia 16 a 20 de outubro, entretanto, o candidato já pode pegar a ficha de inscrição na secretaria da instituição.
O sorteio das vagas acontece no dia 11 de novembro, na quadra poliesportiva do CMPM I. Podem se candidatar alunos oriundos da creche infante Tiradentes, da Policia Militar do Amazonas; dependentes de Policiais Militares (PMs); filhos de Bombeiros Militares (BMs); além da comunidade civil.
Ao todo serão ofertadas 60 vagas, que serão distribuídas da seguinte forma: os dependentes de Policiais e Bombeiros Militares do Estado terão 70% dos número de vagas, e outros 30% são ofertados para estudantes da comunidade civil.
O tenente Audran Magno Oliveira Ferreira Pinto explicou que em média o número de candidatos chega a 400 inscritos e boa parte é da comunidade civil. “A escola pretende abrir as portas da escola para alunos oriundos da comunidade, não só dependentes de militares, mas também a comunidade civil”, declarou o tenente.
Uma das condições necessárias para o ingresso na escola é o aluno ter nascido entre 1° de agosto de 2011 a 31 de julho de 2012, conforme Art,122 § 1º e § 2º, do Regimento do Colégio Militar da Polícia Militar, conforme o edital. Aos candidatos dependentes de Policiais e Bombeiros Militares são necessários ter em mãos a Carteira de Identidade Funcional (original e cópia) do responsável legal, Certidão de Nascimento (original e cópia) ou registros legais que comprovem a condição de dependência, possuir a Declaração de Escolaridade e Comprovante de Residência.
Os candidatos da comunidade civil são necessários apresentar no ato da inscrição, Carteira de Identidade (original e cópia) do responsável legal, Certidão de Nascimento (original e cópia) ou, ter a Declaração de Escolaridade e também o Comprovante de Residência.
A primeira fase dos critérios de classificação e da matricula ocorre mediante a um sorteio no qual será realizado no dia 11 de novembro, às 9h, na quadra do colégio. Os inscritos deverão portar a ficha de inscrição do candidato. Caso, no dia do sorteio, o classificado não esteja com seu responsável ou representante legal, ele será automaticamente desclassificado.
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e o Conselho Tutelar são convidados para acompanhar o certame, a fim que não haja qualquer dúvida quanto à transparência do processo seletivo.
Após os sorteios, acontecem as matriculas dos novos alunos, no período de 13 a 14 de novembro. Os responsáveis legais assinarão um termo, onde vão se comprometer, no decorrer do ano letivo, a cumprir as normas do Regimento Escolar e Portarias prescritas pelo comando da escola.
Os responsáveis dos candidatos sorteados deverão providenciar os seguintes documentos para efetivar a matrícula:
- Certidão de nascimento da criança (original e cópia);
- Identidade e CPF da criança;
- Carteira de Identidade do responsável legal (original e cópia);
- Comprovante de Residência - água ou telefone (original e cópia);
- 5 fotos 3x4 (fardado, fundo azul e sem boina);
- Cartão de Vacina;
- Exame audiométrico e oftalmológico;
- Tipagem sanguínea;
- Laudo Clínico de Saúde (se portador de alguma doença);
- Cópia do Cartão do SUS.