Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Jogos Psicomotores das escolas da CD5 reúne nove escolas da Zona Leste de Manaus para uma manhã de atividades

Alunos de nove escolas do1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE5), da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), participaram na manhã desta quinta-feira, 28, da abertura da 7ª edição dos Jogos Psicomotores. O palco da competição foi no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cínthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Nova Vitória, Zona Leste de Manaus. Muito atentos, os alunos assistiram as apresentações de dança com a presença de personagens infantis como: Mikey, Mine, Homem Aranha, Hulk, Pateta e Pato Donald, que por sua vez, interagiram com a criançada. Logo em seguida, teve o desfile do Rei e Rainha dos Jogos, que foi prestigiado por gestores, pelo secretário Executivo Adjunto da Capital, Carlos Antônio Magalhães Guedelha, e da secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Luciana Lima de Brito Cáuper.   IMG_4945 Os jogos que deram início às disputas foram jogos eletrônicos. As nove escolas que participaram desta edição dos jogos foram: Cínthia Régia, Demóstenes Belduque, Rilton Leal Filho, Ernane Nascimento, Bernadete Trindade, Manoel Antônio, Aristóteles Alencar, Mirthys Marques e Manoel Antônio. Cada escola teve representantes no mini atletismo, mini-hand, futsal, xadrez, jogos eletrônicos e queimada.   Na solenidade de abertura os alunos Gustavo Manuel Carvalho Cruz, da Escola Estadual Mirthys Marques, e Joan de Paiva Silva, da Escola Estadual Ernane Nascimento, carregaram a tocha, que simboliza o espírito olímpico. O juramento foi pronunciado por Gustavo Maquiné. O estudante Gustavo Maquiné, 6, apesar de pequeno, já é campeão brasileiro de jiu-jitsu. Ele sonha em ser faixa preta. No entanto, a mãe dele, Rayane Maquiné, 36, pensa diferente. “É muito emocionante participar da vida dele no esporte e da educação, porque muita gente me critica, Ah! Por que você o ela para o jiu-jitsu? Mas é uma arte muito boa, para a educação e disciplina que faz dele um grande homem. Eu não quero que seja um grande lutador, eu quero que ele seja um grande homem, um homem de bem, educado, que vá bem à escola”, declarou Rayane.   IMG_4976 O coordenador dos Jogos Psicomotores, professor Jorge Lelis, falou da importância dos jogos para esses alunos. “Esses jogos são como um plantio em terreno fértil, que precisa apenas de água. As crianças precisam extravasar aquilo que elas têm ou que precisa ser descoberto, quem têm será lapida, e quem não sabe que têm vai ser descoberto, é permitir que as crianças possam transmitir essa energia que têm para dentro do esporte de uma forma coordenada, para que elas possam chegar aonde nós gostaríamos que a maioria chegasse”, acredita o coordenador.   O coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE5), Raimundo Côrrea, falou sobre o evento. “Esse é um evento inédito nas coordenadorias por se tratar de um evento esportivo que envolve alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esses jogos tem por objetivo a integração dos nossos alunos das séries iniciais em diversas modalidades das escolas da Zona Leste Manaus, preparando os nossos alunos desde a base até os mais altos níveis do esporte. Para mim é um prazer muito gratificante poder participar deste momento, que é um momento de celebração do esporte, a começar pelas crianças não existe nada no mundo que pague isso, poder ajudar a desenvolver habilidades e competências a partir da prática esportiva”, disse o coordenador da CDE 5.   IMG_4858 A secretária Luciana Lima de Brito Cáuper destacou que todas as escolas deveriam investir em atividades que contribuem para o desenvolvimento dos alunos e que é algo que está na proposta pedagógica da Secretaria. “Essas atividades estão inseridas no nosso currículo do nível de ensino, são atividades que todas as escolas devem se comprometer e ter no seu planejamento, porque isso mexe com todo o desenvolvimento da criança”, afirmou a secretária.   A Coordenadoria Distrital de Educação 5(CDE5) tem como lema “Força e visão a serviço da Educação”. Também chamados de Águias do Leste, os coordenadores e gestores promoveram, após o evento, a entrega do Prêmio Águia para o secretário Executivo Adjunto da Capital, Carlos Antônio Magalhães Guedelha. O secretário Guedelha também entregou as faixas de Rei e Rainha, Príncipes e Princesas dos Jogos Psicomotores. Ele descreveu como muito oportuno ver as crianças em processo participando desse processo de inclusão e falou sobre receber o Prêmio Águia, “Muito honroso para mim, porque a Coordenadoria 5 se identifica como águias e o prêmio é uma condecoração que eles dão às pessoas que tenham feito algo importante, que tenha acrescentado algo à educação e geralmente eles fazem a premiação em dezembro, mas anteciparam esse ano para poder me incluir, então me senti honrado e como eles dizem, uma vez águia, sempre águia, eu quero ter essa visão da águia para alçar voos bem altos”, disse o secretário   IMG_4899
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget