Escola Estadual Marechal Hermes apresenta a I Feira dos Municípios com o tema “Navegando na Diversidade do Amazonas”
A Escola Estadual Marechal Hermes, na Zona Oeste de Manaus, abriu as portas para I Feira dos Municípios. A ação teve início na tarde desta quinta-feira, 21, com a solenidade de abertura na quadra da escola, com os municípios escolhidos para primeira edição, que trouxe como tema “Navegando na Diversidade do Amazonas”. A feira tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer os diversos municípios que fazem parte do Estado e mostrar para o público sua cultura regional.
O maior estado do País, que é o Amazonas, é cheio de novidades e fica evidente a diversidade cultural, gastronômica, artística e espiritual. E toda essa diversidade pode ser observada nos noves municípios selecionados, que puderam ser aprofundados por parte dos alunos para trabalharem a questão da cultura, história, culinária, música, religião, política e economia. Desta forma, a escola, que faz parte da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), apresentou toda riqueza turística dos municípios escolhidos.
A professora Rosineide Gama coordenou a feira e destaca como essa ação pode contribuir para aprendizagem dos jovens. “Lança a luz aos olhos deles que são tão jovens para a cultura do nosso Amazonas.”. A escola que sempre apresentou a feira das nações, agora sentiu a necessidade de apresentar a realidade regional como tema abordado, para contribuir para o conhecimento dos alunos em relação dos municípios do Estado.
O município de Autazes foi representada pela turma do Avança 3, que trouxe o encanto de ser chamada de “Terra do Leite”; A turma do Avançar 4 apresentou o município de Presidente Figueiredo e o encanto das belíssimas cachoeiras; a turma 1 da 1ª série do Ensino Médio mostrou a cidade de Iranduba; a cidade de Tabatinga foi destacada pela turma 2 da 1ª série do Ensino Médio, levando em consideração a tríplice fronteira; a Ilha Tupinambarana e o Festival Folclórico dos bumbás Caprichoso e Garantido foram homenageados pela turma 1 da 3ª série do Ensino Médio, ao falar sobre a cidade de Parintins; A Terra da Ciranda, Manacapuru, foi retratada pelos alunos da turma 4 da 1ª série do Ensino Médio; Os estudantes da turma 1 da 2ª série do Ensino Médio apresentaram as belezas da cidade de Maués e o cultivo do guaraná. Manaus foi homenageada pela turma 2 da 2ª Série do Ensino Médio, mostraram os principais pontos turísticos da região; Barcelos e as belezas da pesca esportiva e peixes ornamentais foram apresentadas pela turma 3, da 2ª série do Ensino Médio.
A estudante Eduarda Nascimento, 15, da 1ª série do Ensino Médio apresentou sobre a culinária do município de Iranduba e conta o que aprendeu na Feira dos Municípios. “Eu moro aqui em Manaus, mas eu não tinha conhecimento da culinária do município (Iranduba). Eu tive que fazer muita pesquisa para poder entender e agora eu já sei um pouco da cultura de lá”, explicou.
A gestora Marcia Regis explica os pontos positivos que a feira dentro da escola Marechal Hermes pode trazer para a comunidade escolar “eu penso que é uma forma da gente trazer o aluno para trabalhar em grupo, trazendo a comunidade para participar.”. a gestora compartilha da felicidade, por conta da participação dos alunos que é grande e tudo que a escola buscar em realizar, acaba sendo concretizado com ajuda de todos .