SEDUC realiza encontro para professores, supervisores e merendeiros com a temática: 'Estratégias de Educação Alimentar e nutricional para professores de Ensino fundamental 1'
SEDUC realiza encontro para professores, supervisores e merendeiros com a temática: 'Estratégias de Educação Alimentar e nutricional para professores de Ensino fundamental 1'
Com a temática “Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional”, deve reunir professores, merendeiros e supervisores dos merendeiros do Ensino Fundamental 1, nesta sexta-feira (19) e será voltado para os profissionais das escolas estaduais de tempo integral (EETIs). O evento acontece a partir das 8h, no auditório da EETI Gilberto Mestrinho, no Educandos, Zona Sul de Manaus e termina às 17h.
O objetivo do encontro é capacitar os professores das séries iniciais sobre a importância de estimular uma boa alimentação, além de proporcionar aos docentes uma visão das múltiplas dimensões e desenvolver a habilidade crítica relacionada a má alimentação. O evento é uma ação do Governo Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), via Centro de Formação Padre José de Anchieta (Cepan) e conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A palestra será ministrada pela doutora e nutricionista Dionísia Nagahana.
O primeiro momento do evento será voltado para as merendeiras e suas supervisoras. No momento seguinte será a vez dos professores (231) de 14 escolas estaduais de tempo integral, entre capital e interior. Após o encontro, os professores estarão capacitados a incentivar seus alunos (equivalente a 8.081 alunos) a ter uma alimentação adequada. Ao término do minicurso os professores recebem o certificado com a carga horária de 8h.
Farão parte desse encontro escolas de cinco coordenadorias e seus respectivos coordenadores: Maria do Perpétuo Socorro Moura Maquiné (CDE 1); Mario Jorge da Cruz Lima (CDE 2); Raimundo Cleoci Roberto de Castro (CDE 3); Raimundo Correa de Oliveira (CDE 5) e Daniela Lima (CDE 7) . Relação de Escolas de Tempo Integral das coordenadorias são:
1
ETI Helena Araújo
CDE 01
2
ETI Hermenegildo de Campos
CDE 01
3
ETI Roxana Pereira Bonessi
CDE 02
4
ETI Machado de Assis
CDE 02
5
ETI José Carlos Mestrinho
CDE 02
6
ETI Madre Tereza de Clcutá
CDE 02
7
ETI Almirante Barroso
CDE 03
8
ETI Santa Terezinha
CDE 03
9
ETI Gonçalves Dias
CDE 03
10
ETI Nossa Senhora das Graças
CDE 03
11
CETI Professora Cínthya Régia Gomes do Livramento
CDE 05
12
ETI Rafael Henrique Pinheiro dos Santos
CDE 07
13
CETI Professor Garcitylzo do Lago e Silva
CDE 07
14
CETI Drª Zilda Arns Neumann
CDE 07
Pontos principais da palestra
Importância da alimentação infantil
Alimentação escolar
Noções básicas de nutrição: Nutrientes, Funções, Fontes, Grupos Alimentares.
Alimentação saudável, segundo o guia alimentar para a população brasileira.
A importância do professor na formação de hábitos alimentares saldáveis.
Objetivos: Avaliar e capacitar professores sobre nutrição para promover e estimular a aprendizagem sobre a alimentação saudável com os alunos.
Conteúdo programático
As capacitações dos professores serão divididas em etapas:
1°Etapa Diagnostico sobre o nível de conhecimento inicial sobre noções básicas de nutrição e alimentação saudável que será aplicado em dois momentos distintos: antes (avaliação diagnóstica) e depois (avaliação final).
Será utilizado um questionário desenvolvido pelos envolvidos no projeto, contendo questões objetivas. Nas quais algumas questões em relação a características socioeconômica e cultural.
2° Etapa Capacitação dos professores ocorrerá de acordo com os temas propostos, durante as capacitações serão desenvolvidas dinâmicas em grupos.
Aplicação do teste final:
Ao final das capacitações será replicado o questionário, a fim de comparar o resultado inicial com o final após a inserção de novos conhecimentos.