Palestra do educador e escritor brasileiro, Celso Antunes, marca o encerramento do 10º Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais
A palestra do educador e escritor brasileiro, Celso Antunes, nesta quinta-feira (20), marcou o encerramento da décima edição do Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais do Amazonas. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), o encontro teve início na última terça-feira (18), e foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Flores, Zona Centro-oeste de Manaus.
Durante a programação deste último dia do Encontro, gestores da capital e do interior apresentaram aos demais servidores da educação a aplicação dos investimentos repassados às suas unidades de ensino pela SEDUC por meio do Programa de Autonomia da gestão das Unidades Escolares (PAGUE). Na sequência, foram exibidos vídeos institucionais do programa e do projeto Permanecer, que tem o objetivo de reduzir a evasão escolar. Ambos, programa e projeto, são coordenados pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc).
O evento contou ainda com a exposição das atribuições do Conselho de Alimentação Escolar (CAE); do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação do Estado do Amazonas (Fundeb); e da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Estadual de Educação (PEE).
O secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, ressaltou a importância da realização do encontro. “Finalizamos hoje o encontro de gestores. Ao longo desses três dias, discutimos a gestão estratégica da Secretaria de Educação com todos os departamentos, com todos os envolvidos na educação, com o objetivo de melhorar a qualidade dos nossos serviços e atender cada vez mais e melhor o estudante, o colega professor, que está ali todos os dias nas escolas fazendo o melhor para a educação do Amazonas. Esse encontro teve o único objetivo de inovar a gestão da Secretaria e garantir que as políticas públicas sejam efetivamente implantadas no ano de 2017 e 2018”, explicou o secretário.
Em sua décima edição, o Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais teve como tema central a “Gestão estratégica e inovação para o sucesso escolar” e tem a proposta de oferecer aos gestores, coordenadores distritais e regionais de educação, coordenadores pedagógicos da capital e demais participantes, uma ampla programação direcionada ao fortalecimento e aprimoramento da qualidade da gestão das escolas estaduais e consequentemente, da educação no Amazonas.
O encontro promoveu ainda a integração entre os gestores, que atuam na capital e no interior, estreitando as relações entre eles e favorecendo a troca de experiências. Com as apresentações das competências de cada departamento, os profissionais da educação tomaram conhecimento ainda sobre a estrutura e funcionamento da Secretaria.