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Com palestras instrutivas direcionadas aos profissionais da educação, SEDUC promove encontro sobre o Autismo

“Autismo: respeito, educação e inclusão”. Com essa temática, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio de seu Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), promoveu nesta sexta-feira (7), o Encontro sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no último dia 2 de abril.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, localizado no bairro Japiim 2, em prédio anexo à sede da SEDUC e reuniu professores, gestores e demais profissionais da educação que atuam direta e indiretamente com o atendimento a estudantes diagnosticados com autismo.

A programação foi marcada por palestras instrutivas sobre o autismo, enfatizando como é feito o diagnóstico do transtorno, as principais particularidades, além de sensibilizar os profissionais que já trabalham com esses estudantes sobre a melhor forma de oferecer a eles um atendimento de qualidade, promovendo ainda a sensibilização acerca do transtorno para aqueles profissionais que trabalham em escolas inclusivas, que poderão vir a atender alunos com autismo ou que já contam com alunos matriculados em suas unidades de ensino.

As palestras foram ministradas pelo presidente da Associação de Amigos do Autista do Amazonas (AMA), Edmando Luiz Albuquerque; pela vice-presidente da AMA, Telma Viga; pela mestra em Educação Especial e pós-graduada em Autismo, Maria Rita de Cássia Almeida; e pelo pedagogo e pós-graduado em Psicomotricidade e Psicopedagogia, Nilton Costa Filho.

[caption id="attachment_12329" align="aligncenter" width="600"]IMG_3560 (2) O Encontro sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizado pela SEDUC é parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no último dia 2 de abril.[/caption]

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da SEDUC, Lenice Salerno, a proposta do evento é esclarecer o que é o autismo aos profissionais da educação e como facilitar esse trabalho no dia a dia.

“O objetivo desse encontro é tentar facilitar a integração dos nossos alunos com autismo na inclusão. Esclarecendo o trabalho que nós fazemos com alunos autistas, estaremos facilitando diretamente o papel do professor, dos pedagogos e gestores, para que eles compreendam como é feita essa inclusão”, afirmou a professora.

Quadro de atendimento

Ainda segundo informações da Gerência de Atendimento Educacional Específico da SEDUC, atualmente, as escolas da rede pública estadual contam com alunos autistas que estão matriculados em unidades de atendimento específico, como nas escolas Diofanto Vieira e Manoel Marçal, mas também existem muitos alunos com esse transtorno em escolas de ensino convencional, que são inclusivas.

Desses alunos que estão nas escolas inclusivas, quase 50% possuem o acompanhamento do “auxiliar da vida escolar”, profissional que ajuda diretamente os professores em sala de aula.

“A procura pelo atendimento para os estudantes com autismo tem sido grande. De pouco mais de 2 mil alunos com deficiência atendidos pela rede estadual, aproximadamente 211 possuem autismo e estão matriculados tanto em unidades de ensino de atendimento específico quanto em escolas inclusivas”, esclareceu Lenice.  .

Ainda nesta semana, a SEDUC promoveu uma palestra sobre o autismo, ministrada pelo especialista Dr. Francisco Tussolini e direcionada para os pais dos estudantes que possuem o transtorno, para que a família também possa conhecer melhor sobre o autismo, evitando, inclusive, o preconceito, que muitas vezes, acontece entre os próprios familiares.

Sensibilização

Durante o encontro, a vice-presidente da AMA, Telma Viga, destacou a importância da sensibilização para os professores, gestores e demais profissionais que atuam nesse atendimento.

“O nosso objetivo é compartilhar com esses profissionais da educação um pouco do trabalho que nós realizamos na Associação, que é o atendimento a pessoas adultas que possuem autismo, dando a elas condições de ingressar no mercado de trabalho. A AMA é a única instituição que ainda faz esse trabalho específico com adultos e nós queremos mostrar que é algo possível e é o que queremos trazer hoje para esses profissionais, essa sensibilização, pois são eles que, muitas vezes, fazem o diagnóstico das crianças com esse transtorno, mostrando que a prática ajuda muito nesse trabalho”, explicou Telma.

Participando do encontro, a gestora da escola estadual Manoel Marçal de Araújo (Cachoeirinha), Aida Greice Ramos, também falou sobre a relevância do evento, visto que a unidade de ensino em que é gestora, atende a estudantes com múltiplas deficiências, inclusive crianças com autismo.

[caption id="attachment_12330" align="aligncenter" width="500"]IMG_6160 A gestora da escola estadual Manoel Marçal de Araújo, Aida Greice Ramos participou do evento. A unidade de ensino em que ela é gestora atende a estudantes com múltiplas deficiências, incluindo o autismo.[/caption]

“Essa sensibilização sobre o autismo é muito importante, porque existem muitos profissionais que não conhecem o transtorno e acreditam que não são capazes de cuidar de uma criança autista. E isso não é verdade. Para atender a esses estudantes, é necessário muito carinho e dedicação, sensibilizando, também, a comunidade escolar e os próprios familiares, que em muitas ocasiões, chegam a discriminar os filhos”, contou a gestora.

Autismo

Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente a capacidade comunicativa e de estabelecimento de laços sociais. É também observado como uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.

Conforme especialistas, a ausência de linguagem, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril – chama a atenção para a necessidade de iniciativas voltadas para a promoção de um entendimento e esclarecimento sobre o assunto.

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