Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudante da rede pública do Amazonas é destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro

O estudante amazonense Felipe Araújo Santana, da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira, participou da cerimônia do “Prêmio Brasil Olímpico 2016”, que ocorreu na última semana, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos, o jovem atleta foi selecionado por ser o maior medalhista de luta olímpica nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).

Contente, Felipe falou sobre a importância do prêmio recebido. “Fiquei muito feliz com a premiação. A cerimônia foi muito bonita. Fiquei encantado com tudo, principalmente por estar entre grandes nomes do esporte brasileiro”, afirmou o estudante.

Praticante da luta olímpica desde os dez anos de idade, o aluno-atleta do 3º ano do Ensino Médio – atualmente na categoria 74 kg – se interessou pelo esporte por incentivo do irmão, que também praticava a modalidade. Logo depois da primeira competição, Felipe se revelou um talento nato da luta olímpica.  Ao todo, já são 10 medalhas em cinco edições dos Jogos Escolares da Juventude.

“Comecei a praticar luta olímpica por incentivo do meu irmão, que lutava há dois anos. Acompanhando as competições dele, me interessei e por curiosidade, comecei a treinar, mas apenas como um passatempo. Com um ano de treinamento, participei da primeira seletiva, na qual me classifiquei para o JEAs (Jogos Escolares do Amazonas) e tive a oportunidade de representar o Amazonas no JEJ, em Minas Gerais (2012), conquistando medalha de prata”, contou o estudante.

A partir da primeira medalha, Felipe continuou se destacando na modalidade, conquistando medalha de ouro em 2013 (Rio Grande do Norte); 2014 (João Pessoa); 2015 (Londrina); e 2016 (João Pessoa). Na modalidade por equipes, o atleta garantiu três medalhas de ouro e duas de bronze.

Incentivo

Após a premiação, considerada o “Oscar” do esporte brasileiro, Felipe conta que está motivado a crescer ainda mais no esporte e chegar a uma Olimpíada. “Essa premiação foi muito importante para a minha carreira, pois mostrou que meu esforço e trabalho estão sendo reconhecidos e isso me incentiva a querer chegar mais longe. Meu objetivo é estar na Olimpíada em 2024”, afirmou o estudante, entusiasmado.

De família humilde, Felipe conta que o apoio da mãe, Silvana Araújo, e do pai, Fabiano Santana, tem sido imprescindível em sua jornada como atleta. “O apoio da minha família é algo muito importante e a minha mãe, principalmente, está sempre presente na minha vida e me incentiva a prosseguir no esporte, abrindo mão de muitas coisas para que eu não desista. Sou muito feliz e grato por todo esse apoio”, afirmou Felipe, destacando a felicidade que sentiu por ter a sua mãe presente na cerimônia, um dos poucos eventos fora do Estado em que ela esteve presente.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget