Estudantes da rede pública estadual participam do Programa Cidadania na Escola
Com ações de valorização da educação, do civismo e da cultura popular, estudantes da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, localizada no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus, participaram na manhã desta terça-feira (14), de mais uma edição do “Programa Cidadania na Escola”, desenvolvido pelo Jornal Maskate, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), da Fazenda (Sefaz) e de Segurança Pública (SSP).
O programa é desenvolvido nas escolas públicas do Estado há 16 anos e abriu a temporada deste ano de 2017 na escola Castelo Branco, com uma programação direcionada ao esclarecimento e a valorização da formação do cidadão, além de atividades civis, militares, de incentivo ao hábito da leitura e escrita, recreação e concurso de beleza. O programa será transmitido pela TV Maskate Digital (MSKTV).
De acordo com a coordenadora do projeto Cidadania na Escola, Kelly Lopes de Carvalho, dentre as atividades desenvolvidas está a divulgação das ações e projetos individuais de cada instituição de ensino.
“Além de proporcionar aos estudantes o entretenimento, a cultura e o civismo, com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM), nós valorizamos também a sustentabilidade e o plano de gestão da escola. Buscamos nos inteirar e divulgar as ações e projetos que as escolas desenvolvem”, explicou a coordenadora Kelly Lopes.
A programação na escola Presidente Castelo Branco, que contou com a presença do diretor do Jornal Maskate, Miguel Mourão, foi marcada pelo tradicional concurso cultural de redação, cujo tema, definido pela própria unidade de ensino foi “Dia da Escola”; a gincana artística, com atividades musicais, recreativas, esportivas e artístico-culturais; concurso de beleza “Gata e Gato Estudantil 2017”, prestigiando a beleza dos estudantes da instituição; e o momento “Ao mestre com carinho”, marcado pela homenagem aos professores que fazem a diferença na formação dos estudantes.
Além disso, a programação contou com uma palestra sobre “Educação Fiscal”, sensibilizando os estudantes sobre a importância da cobrança de notas fiscais na ocasião das compras, no zelo pelos patrimônios públicos e na fiscalização dos investimentos.
Concurso de Redação
[caption id="attachment_12060" align="aligncenter" width="600"] A estudante do 3º ano do ensino médio, Eduarda Alves Lacerda, 18, foi a vencedora do concurso de redação do Programa Cidadania na Escola.[/caption] Com o tema “Dia da escola”, a estudante do 3º ano do ensino médio, Eduarda Alves Lacerda, 18, foi a vencedora do concurso de redação do Programa Cidadania na Escola. Para a estudante, que também estava entre as concorrentes do concurso “Gata e Gato Estudantil”, foi uma satisfação participar do concurso e ter sido escolhida pela melhor redação.“Foi muito importante participar do concurso e ter sido escolhida pela melhor redação, principalmente porque trata de um tema que eu considero tão relevante. Fiquei muito satisfeita com o resultado”, afirmou a estudante, que foi premiada com um smartphone e terá sua redação publicada no Jornal Maskate.
Coordenando a realização do concurso de redação na escola, o professor de Língua Portuguesa, Elionay Vasconcelos, citou a importância do concurso para os estudantes. “Considero muito importante essa ação como um todo, principalmente a parte que envolve a redação, pois desenvolve o senso crítico e argumentativo dos estudantes”, ressaltou o professor, que foi o avaliador dos textos produzidos pelos alunos.
Para a escolha do vencedor, as redações tiveram os seguintes critérios de julgamento: os textos apresentados deviam ser em forma de narração, descrição ou dissertação; conter o mínimo de 20 linhas e no máximo, 30 linhas; e estar de acordo com as regras básicas da Língua Portuguesa.
Administrada pela SEDUC e pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 4, a escola estadual Presidente Castelo Branco é responsável pelo atendimento a mais de 2 mil estudantes, matriculados no ensino médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.