Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudante da rede pública estadual do Amazonas receberá “Prêmio Brasil Olímpico”, no Rio de Janeiro

Em cerimônia que contará com a presença de grandes nomes do esporte brasileiro, como Neymar, Diego Hypolito e Rafaela Silva, o estudante amazonense da Escola Estadual Dom Milton Correa Pereira, Felipe Araújo Santana, 17, receberá o Prêmio Brasil Olímpico 2016, por ser o maior medalhista de luta olímpica nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). A cerimônia, coordenada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), acontecerá no dia 29 de março, no Rio de Janeiro.

Praticante da modalidade desde os dez anos de idade, o aluno-atleta do 3º ano do Ensino Médio - atualmente na categoria 74 kg - se interessou pelo esporte por incentivo do irmão, que também praticava luta olímpica. Logo depois da primeira competição, Felipe se revelou um talento nato da luta olímpica.  Ao todo, já são 10 medalhas em cinco edições dos Jogos Escolares da Juventude.

“Comecei a praticar luta olímpica por incentivo do meu irmão, que lutava há dois anos. Acompanhando as competições dele, me interessei e por curiosidade, comecei a treinar, mas apenas como um passatempo. Com um ano de treinamento, participei da primeira seletiva, na qual me classifiquei para o JEAs (Jogos Escolares do Amazonas) e tive a oportunidade de representar o Amazonas no JEJ, em Minas Gerais (2012), conquistando medalha de prata”, contou o estudante.

A partir da primeira medalha, Felipe continuou se destacando na modalidade, conquistando medalha de ouro em 2013 (Rio Grande do Norte); 2014 (João Pessoa); 2015 (Londrina); e 2016 (João Pessoa). Na modalidade por equipes, o atleta garantiu três medalhas de ouro e duas de bronze.

[caption id="attachment_12019" align="aligncenter" width="600"]IMG_7974 O estudante Felipe Santana receberá o Prêmio Brasil Olímpico, por ter conquistado o maior número de medalhas nos JEJ, na modalidade luta olímpica.[/caption]

Premiação

Treinando na Vila Olímpica de Manaus, pela manhã, Felipe conta com suporte técnico do treinador cubano Dagoberto Arbolaez,  além de Jorge Laó e Waldeci Silva. A parte da tarde é dedicada inteiramente aos estudos e à noite, o atleta finaliza a sua rotina de exercícios com corrida e musculação.

Sobre a premiação, considerada o “Oscar” do esporte brasileiro, Felipe conta que foi uma surpresa saber que será premiado e é muito gratificante ter esse reconhecimento. “Estou me sentindo muito orgulhoso e feliz por meu esforço e trabalho estarem sendo reconhecidos. Isso é fruto de um trabalho a longo prazo. Estou surpreso, confesso que não imaginava receber essa premiação. Estou feliz porque minha mãe vai me acompanhar na cerimônia, pois é um dos poucos eventos fora do Estado em que ela vai estar presente. E eu só tenho a agradecer a todos que me acompanham, o gestor da escola e os meus professores, pois sem eles isso não seria possível”, ressaltou.

Para o estudante, que está na escola Dom Milton há nove anos, o gestor, os professores e os colegas de turma têm um papel fundamental na sua jornada como atleta, proporcionando condições para conciliar os estudos e o esporte. “Como preciso me ausentar da escola devido às competições, a escola me dá muito apoio nesse sentido. Quando sinto dificuldade em determinado assunto, os meus professores e colegas me ajudam muito”, explicou.

Apoio da família

[caption id="attachment_12020" align="aligncenter" width="600"]IMG_7977 A mãe de Felipe, Silvana Araújo, é uma grande incentivadora do filho e acredita que ele tem todo o potencial para chegar nas Olimpíadas.[/caption]

De família humilde, Felipe conta que o apoio da mãe, Silvana Araújo, e do pai, Fabiano Santana, tem sido imprescindível em sua jornada como atleta. “O apoio da minha família é algo muito importante e a minha mãe, principalmente, está sempre presente na minha vida e me incentiva a prosseguir no esporte, abrindo mão de muitas coisas para que eu não desista. Sou muito feliz e grato por todo esse apoio”, afirmou Felipe, destacando que pretende continuar se dedicando ao esporte, buscando alcançar uma Olimpíada.

Para a mãe de Felipe, o filho tem muito potencial e todas as chances de ser destaque em uma Olimpíada. “Potencial ele tem muito e apoio também, por isso acredito que ele tem boas chances de chegar a uma Olimpíada e realizar os seus objetivos. Estou muito feliz por essa premiação, pois é o reconhecimento de uma trabalho que começou há sete anos atrás e isso mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou a mãe, afirmando estar muito contente por ter a oportunidade de acompanhar o filho na premiação.

Polo de luta olímpica

De acordo com o gestor da escola e também professor de Educação Física, Ivan Damasceno, o objetivo é apoiar bastante os atletas por saber das dificuldades que eles enfrentam. “No caso do Felipe, o nosso objetivo é que ele não seja referência apenas no esporte, mas que ele tenha bons resultados na escola, e ele tem dado uma resposta positiva, pois no ano passado, ele foi o melhor aluno do ensino médio no turno vespertino”, contou o professor.

[caption id="attachment_12021" align="aligncenter" width="600"]IMG_8014 Felipe é aluno da escola estadual Dom Milton Correa Pereira, atualmente a segunda melhor escola do Estado no JEAs na modalidade de lutas.[/caption]

Ainda segundo o gestor, a escola Dom Milton Correa Pereira, que é administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), funciona como um polo de luta olímpica e no ano passado, foi premiada nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) como a segunda melhor escola do Estado na modalidade de luta.

Prêmio

A 18ª edição do Prêmio Brasil Olímpico acontecerá no dia 29 de março de 2017, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A solenidade reconhece as conquistas dos atletas e o trabalho da família olímpica brasileira e terá uma edição especial. Será celebrada a realização dos Jogos Rio 2016 e o sucesso dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget