Estudantes-atletas do Centro Educacional de Tempo Integral Dep. Gláucio Gonçalves participam de competições esportivas em Manaus
Um grupo de cinco estudantes-atletas do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Deputado Gláucio Gonçalves, da cidade de Parintins, chegam a Manaus nesta sexta-feira para participar da 1ª etapa do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa e do 6º Torneio de Atletismo de Manaus, ambos realizados neste fim de semana na Vila Olímpica, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital.
Neste sábado (18), o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental e atual campeão parintinense da prova dos 75 metros rasos e salto em distância, Diogo Martinho, 13, tenta mais um título para a sua coleção de medalhas no atletismo. Já a bicampeã de Parintins, Vivan da Silva Pires, 13, chega a Manaus para obter os bons resultados que conquistou na terra do Boi-Bumbá, na prova dos 1000 metros rasos. Ela também é a atual campeã da mesma prova nos jogos do polo 3. O estreante da equipe, Adson Luiz Pires de Almeida Júnior, 12, vai em busca da inédita medalha no atletismo.
Na competição de tênis de mesa, os alunos participantes são: Leandro Linhares Albuquerque, 12, campeão parintinense de tênis de mesa na categoria mirim; Saulo Levi Carneiro Tinoco, 12, vice-campeão de tênis de mesa na mesma categoria, ambos do 8° ano do Ensino Fundamental, e Ellen Cris Matos de Souza, 13 anos, aluna do 9º ano, campeã parintinense de tênis de mesa na categoria mirim. A equipe de Parintins também é composta por seus professores e treinadores Weverton Cursino Gonçalves, que é coordenador da área de Educação Física da escola, e da professora Hélida Roseline Cardoso Gadelha.
“A minha expectativa é grande. Estou bem ansiosa e preparada. Vai servir como uma experiência para quando for participar dos Jeas eu estar bem melhor. Se Deus quiser vai dar tudo certo”, declarou a estudante-atleta Vivian Pires.
[caption id="attachment_11968" align="aligncenter" width="600"] Antes do embarque para Manaus, no porto de Parintins, os pais dos estudantes-atletas e a gestora da escola, Francimary Macedo, foram desejar sucesso aos filhos e alunos (Foto: Divulgação)[/caption]
Para a gestora da escola, professora Francimary Bucão Macedo, os alunos levarão para as competições a garra do povo parintinense nos pés dos velocistas e fundistas, e nas mãos dos mesatenistas. “A expectativa é a melhor possível. Nossa escola é campeã dos Jogos Escolares do Amazonas na categoria geral do mirim, infantil e juvenil (somando todas as medalhas conquistadas), com quase 100 medalhas. Fizemos um trabalho intenso durante quatro anos pensando em sermos campeões em todas as modalidades, graças a um projeto realizado com o apoio da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino) e do Governo do Estado, quem temos como nosso padrinho principal o governador José Melo”, enfatizou a gestora, ao acrescentar que agora a meta é ultrapassar as barreiras nacionais e ganhar o mundo.
De Parintins para o mundo ver
Não é só no esporte que o Ceti Deputado Gláucio Gonçalves que os alunos são destaques. De acordo com a gestora Francimary Macedo, a escola tem um time, mas desta vez de cientistas, que terá uma agenda cheia neste ano, com várias participações em feiras e campeonatos internacionais.
Os jovens cientistas estão se preparando para os jogos matemáticos na Alemanha (julho) e na Índia (dezembro), além do Campeonato Internacional de Geografia, na Sérvia.
Em agosto os alunos vão participar de um campeonato de engenharia e meio ambiente no Chile, em agosto, e da feira mundial, no mesmo mês, em Fortaleza (CE). No Amapá a equipe conquistou a credencial para a Feira de Ciências e Engenharia do Estado (Faceap), ao arrastar três premiações com o projeto “Matemática para a Sociedade: porcionamento, consumo e desperdício no Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins”, conquistados na Feira de Ciências da Amazônia, realizado no Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em outubro do ano passado.
Os alunos atletas viajarão viajaram com o apoio do Governo de Estado, da prefeitura de Parintins e dos próprios pais, que ajudaram a delegação parintinense com a passagem da lancha, hospedagem na Vila Olímpica e alimentação.