Criatividade e inovação marcam a participação dos estudantes da rede pública estadual durante a Mostra de Ensino Tecnológico do Projeto RH-TI
Com a apresentação de protótipos de aplicativos, produção robótica, games, realidade aumentada, dentre outros experimentos, estudantes da rede pública estadual, participantes do “Programa Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI)”, coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), promoveram nesta manhã o último dia do I Seminário e Mostra de Ensino Tecnológico do Projeto RH-TI.
O evento, que teve início na terça-feira (6), foi realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, e contou com a coordenação do professor Júlio Coelho e Silva.
O programa RH-TI visa suscitar talentos para as áreas de exatas, contribuindo para a formação dos estudantes da rede pública e favorecendo o surgimento de profissionais de referências mediante o ingresso no ensino superior.
Com equipes e educadores especializados, o programa procura acompanhar os estudantes da rede pública estadual, matriculados no ensino médio, que apresentem aptidão para as áreas de exatas e tendência vocacional para seguir carreira nos vários segmentos da Tecnologia da Informação.
[caption id="attachment_11478" align="aligncenter" width="600"] O programa RH-TI visa descobrir talentos para as áreas de exatas, favorecendo o surgimento de profissionais de referências mediante o ingresso no ensino superior (Foto: Divulgação)[/caption]
De acordo com o coordenador do evento, o projeto RH-TI tem sido um diferencial na formação acadêmica dos estudantes envolvidos na atividade. “Nosso método de trabalho tem conseguido tornar alunos comuns da rede pública em agentes de sua própria aprendizagem, incentivando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo”, explicou o professor.
Projetos apresentados
“Ecologia Aumentada: uma alternativa para a impossibilidade de prática em Ecologia” foi um dos projetos apresentados durante a mostra. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes Cauã dos Santos Rebelo e Lucas de Assis Batista e coordenado pelo professor Júlio Coelho e professora Rosângela Fernandes Torres.
O objetivo do projeto foi criar uma alternativa por meio do desenvolvimento de ferramentas computacionais interativas em simulação audiovisual de situações ecológicas em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), que possa ser aplicada em espaços físicos das escolas.
Outra inovação apresentada foi o projeto “Vegreen: aplicativo móbile informativo e interativo para vegetarianos”, desenvolvido por estudantes do Colégio Amazonense Dom Pedro II. A proposta da atividade foi a criação de uma ferramenta tecnológica que auxilie na melhoria de vida de pessoas vegetarianas, contribuindo para a sua adaptação social e a disseminação do vegetarianismo perante a sociedade, a fim de interligar pessoas que compartilham do mesmo estilo de vida.