Campanha nacional de Combate ao Aedes aegypti mobiliza servidores públicos da educação do Amazonas
Dez minutos contra a Dengue, Chikungunya e Zika. Eu faço parte”. Assim foi marcado o Dia Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus nesta sexta-feira, dia 2. O evento realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, localizado na Avenida Brasil, no bairro Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus, teve a presença do secretário de Educação, professor Algemiro Lima, que recebeu das mãos do presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, uma placa de honra ao mérito pelo trabalho que as escolas da rede pública estadual desenvolvem na prevenção e combate ao mosquito da dengue.
[caption id="attachment_11426" align="aligncenter" width="600"] Secretário Algemiro Lima recebe homenagem da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) pelo trabalho de combate ao mosquito da dengue nas escolas do estado[/caption]O evento coordenado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, contou com a participação do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; do diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque; além de servidores públicos da educação e estudantes da rede pública estadual.
A estratégia da campanha é unir forças numa grande cruzada contra o mosquito Aedes aegypti que vai continuar nos dias seguintes com mobilização social, visita às casas e trabalho educativo para orientação à população.
Lançamento do Selo
Ainda no Dia Nacional de Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o Governo do Estado anunciou o lançamento do Selo 2017 do Programa de Brigadas Contra o Aedes Aegypti dando continuidade ao segundo ano do programa. O planejamento da FVS para 2017 prevê a ampliação do programa de 100 novas Brigadas na capital e alcançar 100% dos municípios do interior.
Brigadas estaduais
A Fundação de Vigilância em Saúde propôs de forma pioneira no Brasil o Programa de Brigadas Contra o Aedes Aegypti, institucionalizado por meio do Decreto n. 36.640 de 22 de janeiro de 2016, pelo Governo do Amazonas, com o objetivo inicial de envolver as instituições públicas estaduais nessa luta, extensiva às instituições federais.
O Programa de Brigadas atua na capacitação de profissionais para ampliação das medidas de controle através da eliminação de criadouros e ainda prevê a certificação das instituições que aderiram à proposta. As unidades públicas são monitoradas pelas equipes técnicas da FVS e a certificação do selo é validada e renovada anualmente.
Resultados apontam que até o final do mês de outubro foram certificadas 318 instituições públicas estaduais, federais e internacionais (Unicef) e 2.458 profissionais foram capacitados como multiplicadores do Programa. Em Manaus, 715 equipes foram capacitadas com 2.161 brigadistas formados pelo programa estadual. No interior do Amazonas, 785 profissionais foram habilitados como multiplicadores em 27 municípios.
Parceiros
No Amazonas a campanha é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), as secretarias de Educação do Estado (SEDUC) e Municipal (Semed), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Defesa Civil do Estado e Município, as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e a Unicef.