Concluindo as ações comemorativas ao Mês da Consciência Negra, estudantes da rede pública estadual promovem mostra do projeto “Brasil de todas as cores”
A Escola Estadual de Tempo Integral Madre Tereza de Calcutá, localizada no bairro do Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, promoveu na manhã nesta sexta-feira (25), o encerramento das atividades comemorativas ao Mês da Consciência Negra, cuja data foi celebrada, em todo o Brasil, no último dia 20 de novembro. A ação o objetivo de incentivar o combate ao preconceito racial e o respeito à diversidade.
A atividade é parte do projeto “Brasil de todas as cores”, que foi criado no ano de 2012 e busca abordar questões relacionadas à diversidade cultural afrodescendente, sensibilizando a comunidade escolar, de forma crítica, quanto aos elementos geradores, combatendo o preconceito e o racismo, resgatando a cultura afro-brasileira e valorizando as diversas culturas.
O evento foi marcado por diversas apresentações protagonizadas por estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, retratando a cultura africana e brasileira. O trabalho de expressão corporal foi coordenado pelo professor da disciplina de Educação Física, Ivancley Albuquerque, que abordou junto aos estudantes, os diversos ritmos afros.
O respeito à diversidade, segundo a pedagoga da escola e uma das coordenadoras do projeto, professora Socorro Duarte, é o principal objetivo da atividade. “Foram aulas interdisciplinares que trabalharam desde o vocabulário à culinária africana. O projeto é uma forma prazerosa de transmitir conhecimentos sobre a cultura africana e brasileira aos estudantes e é muito importante que esse tema seja trabalhado com as crianças, para que elas entendam que devem ter respeito com a diversidade”, explicou a professora.
Dentre as apresentações, tiveram destaque os seguintes ritmos: xote, frevo, maracatu, samba, forró, maculelê e axé. A atividade contou ainda com uma mostra culinária; com o desfile “Beleza Negra”; além da declamação de poemas.
[caption id="attachment_11345" align="aligncenter" width="600"] Os estudantes do 1º ao 5º ano fizeram apresentações dos diversos ritmos africanos, como o frevo, o axé e o samba.[/caption]De acordo com a gestora da escola, Amélia Cavalcanti, o projeto sensibiliza estudantes, pais e comunitários a dizerem não ao preconceito. “O objetivo do projeto é mostrar aos nossos alunos, pais e comunitários que as diferenças devem ser respeitadas, independente da cor, raça, religião e principalmente, que apesar das diferenças, somos todos filhos de um mesmo Deus”, ressaltou a gestora.
Respeito à diversidade
Para a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, Giovana Menezes Costa, 10, o projeto é importante por incentivar as crianças a aceitarem as diferenças e serem contra o preconceito racial.
“Acho bem legal esse projeto, porque ele aborda a cultura africana e principalmente o respeito que devemos ter com a diversidade. É importante que nós, enquanto crianças, tenhamos essa consciência, para que quando formos adultos, não tenhamos preconceito”, contou a aluna.
A estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, Layane Rosa de Souza Ribeiro, 9, contou que o projeto a ajudou a entender que existem diferenças, mas que elas podem e devem ser aceitas. “É importante aprendermos sobre a cultura e a religião dos negros, para que possamos entender que devemos respeitar as diferenças. Brancos e negros devem ser amigos”, afirmou.
[caption id="attachment_11347" align="aligncenter" width="600"] O projeto “Brasil de todas as cores”, que foi criado no ano de 2012, busca abordar questões relacionadas à diversidade cultural afrodescendente, sensibilizando a comunidade escolar, de forma crítica, quanto aos elementos geradores, combatendo o preconceito e o racismo, resgatando a cultura afro-brasileira e valorizando as diversas culturas.[/caption] Atendendo a um total de 291 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a escola de Tempo Integral Madre Tereza de Calcutá, é referência na qualidade do ensino, sendo administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).