Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Às vésperas do Enem, estudantes da rede pública estadual participam de aula de revisão

Apostando em projetos específicos como oficinas de redação, de literatura, aulas de reforço e em simulados com conteúdos direcionados à preparação dos estudantes para o vestibular, a Escola Estadual Roderick Castelo Branco, localizada no bairro São José 4, Zona Leste de Manaus, promoveu nesta sexta-feira (4), um “aulão” de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nacionalmente neste sábado e domingo.

A atividade foi coordenada pelos professores que fazem parte do projeto “Amazonas no Enem sem Fronteiras”, ação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), que promove atividades de preparação para o exame nacional durante todo o ano letivo.

O secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, prestigiou a abertura do evento e reforçou a importância da atividade para a preparação dos estudantes para o Enem. “Essa é mais uma ação muito positiva, que torna mais fácil a assimilação dos conteúdos que constarão no Enem pelos nossos estudantes. Ações como essa fazem parte do amplo trabalho que está sendo realizado durante todo o ano, cuja finalidade principal é garantir aos jovens da rede estadual condições para obter excelentes resultados no exame nacional”, afirmou o secretário.

O aulão foi marcado pela revisão de conteúdos nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Redação. A revisão de Matemática, coordenada pelo professor Aldemir Malveira, teve como tema “o tratamento da informação por meio de gráficos”; em Biologia, o professor Dayson Jardim fez uma abordagem acerca das doenças virais; na disciplina de Física, o professor Newton Lima, fez uma revisão sobre cinemática, mecânica e eletricidade; e na aula de Redação, a professora Karol Benfica reforçou as dicas para se fazer uma boa redação.

[caption id="attachment_11257" align="aligncenter" width="600"]IMG_4353 O aulão foi coordenado pelos professores que fazem parte do projeto "Amazonas no Enem sem Fronteiras", ação do Governo do Estado por meio da SEDUC que promove atividades de preparação para o exame durante o ano todo.[/caption]

Além da revisão dos conteúdos, professores de Educação Física da SEDUC promoveram um momento de descontração com os estudantes, por meio de alongamentos e exercícios físicos moderados para aliviar a tensão dos jovens que farão as provas. Os professores também orientaram os estudantes quanto ao que levar no dia do exame; o horário que os portões serão abertos e a importância de ler com cuidado cada questão.

Segundo um dos coordenadores do aulão, professor Aldemir Malveira, as atividades de preparação para o exame nacional, promovidas pela SEDUC durante todo o ano, foram muito positivas, pois darão o suporte necessário para que os estudantes façam uma boa avaliação.

“Durante todo o ano a Secretaria promoveu atividades voltadas para o Enem, visto que entendemos a importância que o exame tem. Foram 33 aulões transmitidos pelo Centro de Mídias de Educação para alunos da capital e dos 61 municípios do interior do Amazonas, além de dois simulados comentados, em que os alunos puderam interagir com os professores e esclarecer dúvidas. Acredito que os alunos foram muito bem preparados para o exame, pois trabalhamos com foco em todos os componentes curriculares exigidos”, explicou o professor.

De acordo com a gestora da escola estadual, professora Roseane Vargas, o trabalho que a escola desenvolve para o vestibular tem sido bem aceito pelos alunos, que assumem o compromisso de estudar e garantir um futuro dentro da universidade.

“O foco da escola é a aprovação dos estudantes no vestibular, por isso todo o nosso projeto político pedagógico é direcionado à entrada na universidade. São simulados, aulas de reforço e outras atividades que incentivam o aprendizado desses jovens e o retorno para nós tem sido positivo, pois os alunos assumem o compromisso consigo mesmos”, ressaltou a gestora.

Preparação

Para o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Antônio Carlos de Oliveira, 17, o incentivo e a preparação que a escola proporcionou durante os três últimos anos fizeram com que ele se sentisse preparado para o Enem.

[caption id="attachment_11258" align="aligncenter" width="600"]IMG_4393 O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Antônio Carlos de Oliveira, 17, afirmou que o incentivo e a preparação que a escola proporcionou durante os três últimos anos o fizeram estar preparado para o Enem.[/caption]

“Quando cheguei aqui na escola, percebi que o ensino era bastante avançado e com os aulões e as outras atividades voltadas para o vestibular, estou me sentindo confiante e acredito que conseguirei um bom resultado”, contou o estudante, que pretende cursar a faculdade de Engenharia de Petróleo e Gás.

Para a aluna Natasha Marinho, 18, que também cursou as três séries do Ensino Médio na escola Roderick Castelo Branco, a preparação para o vestibular desde o 1º ano foi importante. “Estamos sendo preparados para o vestibular e Enem desde o 1º ano do Ensino Médio e isso nos dá segurança para fazer uma boa prova, porque tudo que nos é passado tem como base o que é exigido pelo exame”, afirmou a estudante.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget