Às vésperas do Enem, estudantes da rede pública estadual participam de aula de revisão
Apostando em projetos específicos como oficinas de redação, de literatura, aulas de reforço e em simulados com conteúdos direcionados à preparação dos estudantes para o vestibular, a Escola Estadual Roderick Castelo Branco, localizada no bairro São José 4, Zona Leste de Manaus, promoveu nesta sexta-feira (4), um “aulão” de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nacionalmente neste sábado e domingo.
A atividade foi coordenada pelos professores que fazem parte do projeto “Amazonas no Enem sem Fronteiras”, ação do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), que promove atividades de preparação para o exame nacional durante todo o ano letivo.
O secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, prestigiou a abertura do evento e reforçou a importância da atividade para a preparação dos estudantes para o Enem. “Essa é mais uma ação muito positiva, que torna mais fácil a assimilação dos conteúdos que constarão no Enem pelos nossos estudantes. Ações como essa fazem parte do amplo trabalho que está sendo realizado durante todo o ano, cuja finalidade principal é garantir aos jovens da rede estadual condições para obter excelentes resultados no exame nacional”, afirmou o secretário.
O aulão foi marcado pela revisão de conteúdos nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Redação. A revisão de Matemática, coordenada pelo professor Aldemir Malveira, teve como tema “o tratamento da informação por meio de gráficos”; em Biologia, o professor Dayson Jardim fez uma abordagem acerca das doenças virais; na disciplina de Física, o professor Newton Lima, fez uma revisão sobre cinemática, mecânica e eletricidade; e na aula de Redação, a professora Karol Benfica reforçou as dicas para se fazer uma boa redação.
[caption id="attachment_11257" align="aligncenter" width="600"] O aulão foi coordenado pelos professores que fazem parte do projeto "Amazonas no Enem sem Fronteiras", ação do Governo do Estado por meio da SEDUC que promove atividades de preparação para o exame durante o ano todo.[/caption]Além da revisão dos conteúdos, professores de Educação Física da SEDUC promoveram um momento de descontração com os estudantes, por meio de alongamentos e exercícios físicos moderados para aliviar a tensão dos jovens que farão as provas. Os professores também orientaram os estudantes quanto ao que levar no dia do exame; o horário que os portões serão abertos e a importância de ler com cuidado cada questão.
Segundo um dos coordenadores do aulão, professor Aldemir Malveira, as atividades de preparação para o exame nacional, promovidas pela SEDUC durante todo o ano, foram muito positivas, pois darão o suporte necessário para que os estudantes façam uma boa avaliação.
“Durante todo o ano a Secretaria promoveu atividades voltadas para o Enem, visto que entendemos a importância que o exame tem. Foram 33 aulões transmitidos pelo Centro de Mídias de Educação para alunos da capital e dos 61 municípios do interior do Amazonas, além de dois simulados comentados, em que os alunos puderam interagir com os professores e esclarecer dúvidas. Acredito que os alunos foram muito bem preparados para o exame, pois trabalhamos com foco em todos os componentes curriculares exigidos”, explicou o professor.
De acordo com a gestora da escola estadual, professora Roseane Vargas, o trabalho que a escola desenvolve para o vestibular tem sido bem aceito pelos alunos, que assumem o compromisso de estudar e garantir um futuro dentro da universidade.
“O foco da escola é a aprovação dos estudantes no vestibular, por isso todo o nosso projeto político pedagógico é direcionado à entrada na universidade. São simulados, aulas de reforço e outras atividades que incentivam o aprendizado desses jovens e o retorno para nós tem sido positivo, pois os alunos assumem o compromisso consigo mesmos”, ressaltou a gestora.
Preparação
Para o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Antônio Carlos de Oliveira, 17, o incentivo e a preparação que a escola proporcionou durante os três últimos anos fizeram com que ele se sentisse preparado para o Enem.
[caption id="attachment_11258" align="aligncenter" width="600"] O aluno do 3º ano do Ensino Médio, Antônio Carlos de Oliveira, 17, afirmou que o incentivo e a preparação que a escola proporcionou durante os três últimos anos o fizeram estar preparado para o Enem.[/caption]“Quando cheguei aqui na escola, percebi que o ensino era bastante avançado e com os aulões e as outras atividades voltadas para o vestibular, estou me sentindo confiante e acredito que conseguirei um bom resultado”, contou o estudante, que pretende cursar a faculdade de Engenharia de Petróleo e Gás.
Para a aluna Natasha Marinho, 18, que também cursou as três séries do Ensino Médio na escola Roderick Castelo Branco, a preparação para o vestibular desde o 1º ano foi importante. “Estamos sendo preparados para o vestibular e Enem desde o 1º ano do Ensino Médio e isso nos dá segurança para fazer uma boa prova, porque tudo que nos é passado tem como base o que é exigido pelo exame”, afirmou a estudante.