Revisando os conteúdos trabalhados durante todo o ano letivo, estudantes da rede pública estadual participam do “Intensivão do Enem”
Reunindo 600 estudantes finalistas do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino, a Coordenadoria Distrital de Educação 3, responsável por gerenciar as escolas estaduais das Zonas Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus, promoveu na última quarta-feira (26), a primeira edição do “Intensivão do Enem”, uma aula de revisão direcionada aos conteúdos específicos que são exigidos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, e que serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro em todo o Brasil.
A programação aconteceu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, e reuniu alunos de dez escolas da Coordenadoria de Educação 3, as quais oferecem a modalidade de Ensino Médio. As aulas de revisão foram ministradas por professores que atuam nas escolas participantes do Intensivão.
A iniciativa da Coordenadoria de Educação 3, soma-se às várias ações que a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) executa todos os anos em suas unidades de ensino da capital e do interior, como o projeto “Amazonas no Enem Sem Fronteiras”, que transmite aulões preparatórios aos estudantes da capital e dos 61 municípios do Estado, via Centro de Mídias de Educação.
[caption id="attachment_11209" align="aligncenter" width="600"] Seiscentos estudantes da rede pública estadual participaram do Intensivão do Enem, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro.[/caption]O Intensivão do Enem teve início no dia 25 de outubro e contou com aulas de revisão nas disciplinas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Geografia, História e Literatura, além de palestras de orientação vocacional, para instruí-los melhor na escolha da profissão que desejam seguir.
Participaram da programação estudantes das seguintes escolas estaduais: Alice Salerno Gomes de Lima (Parque Dez); Ângelo Ramazzotti (Adrianópolis); Adelaide Tavares de Macedo (Alvorada); Maria da Luz Calderaro (Redenção); Senador Manoel Severiano Nunes (Alvorada 2); Maria Amélia do Espírito Santo (Dom Pedro); Raimundo Gomes Nogueira (Alvorada); Sólon de Lucena (São Geraldo); Senador Petrônio Portella (Dom Pedro) e Cândido Mariano (CMPM V), localizada no Parque das Laranjeiras.
Orientações para o Enem
De acordo com a coordenadora Adjunta do Ensino Médio da Coordenadoria 3, professora Adriane Freitas, o objetivo da ação foi proporcionar aos estudantes uma última revisão para as provas do Enem, um dos principais meios de acesso ao ensino superior, além de dar instruções para o dia das provas.
“Pensando em proporcionar aos estudantes finalistas uma última revisão para as provas do Enem, promovemos esse intensivão, a exemplo do que fazem os cursinhos pré-vestibulares já fazem, só que na rede pública estadual. Além da revisão dos conteúdos, buscamos dar aos estudantes orientações quanto ao que levar no dia das provas, sobre o tempo de realização, dicas para uma boa redação, entre outras instruções”, explicou a professora, acrescentando que a iniciativa no próximo ano será intensificada.
A iniciativa, segundo a professora de Língua Portuguesa da escola Cândido Mariano (CMPM V), Thaís Rodrigues, é muito válida porque reforça os principais conteúdos trabalhados nos três anos do ensino médio. “Essa ação é muito válida para os estudantes, tendo em vista que retoma os principais conteúdos trabalhados durante todo o ensino médio. A preparação dos nossos alunos para as provas do vestibular vem sendo feita desde o 9º ano do Ensino Fundamental e ao chegar no ensino médio, intensificamos esses assuntos. Com base em tudo isso, posso afirmar que os nossos jovens estão preparados para as provas do Enem e a expectativa é que eles alcancem bons resultados”, afirmou a professora de Língua Portuguesa.
Expectativas
Participando do Intensivão do Enem, a estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sólon de Lucena, Joyce Maiara da Paz Cardoso, 17, afirmou que as aulas de revisão lhe proporcionaram uma última revisão e a segurança para fazer uma boa prova. “Estou me sentindo preparada para as provas do Enem. Estudei durante todo o ano e com essa revisão final, pude relembrar os conteúdos que foram trabalhados”, comentou a estudante, que pretende cursar a faculdade de Direito no ensino superior.
[caption id="attachment_11210" align="aligncenter" width="600"] A estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sólon de Lucena, Joyce Maiara da Paz Cardoso, 17, afirmou que as aulas de revisão lhe proporcionaram uma última revisão e a segurança para fazer uma boa prova.[/caption]Outro estudante que participou das aulas de revisão foi Yury Martins Rodrigues, 17, aluno do 3º ano da escola estadual Adelaide Tavares de Macedo. Segundo ele, a escola proporcionou uma preparação consistente para o vestibular durante todo o ano letivo.
[caption id="attachment_11211" align="aligncenter" width="600"] O estudante da escola estadual Adelaide Tavares de Macedo, Yury Martins Rodrigues, 17, também participou do Intensivão do Enem.[/caption]“Os professores da escola buscaram trabalhar com os alunos os principais conteúdos que constam no vestibular durante todo o ano letivo e isso foi muito importante nessa preparação. Esse intensivão também é muito válido para que possamos revisar os conteúdos, interagir com os professores e aprender de forma descontraída”, explicou o estudante.