Exposição de arte favorece a inclusão de estudantes com múltiplas deficiências na rede pública estadual
Favorecer a inclusão social e desenvolver a concentração, a percepção e a coordenação motora de crianças com deficiência intelectual são propostas da escola estadual Manoel Marçal de Araújo ao promover a sua Mostra de Arte e Tecnologia. Neste ano, a mostra chega à sua 5ª edição e contempla a exposição de telas confeccionadas pelos próprios estudantes.
Reunindo a exposição de mais de cem telas originais, a 5ª Mostra de Arte e Tecnologia da escola acontecerá na próxima quarta-feira, dia 26 de outubro. Pela manhã, a exposição será realizada nos horários de 7:30h às 11h e à tarde, das 13:30h às 17h. Como em todas as edições, o evento será aberto aos pais e comunitários.
Na atividade, alunos com múltiplas deficiências, incluindo síndrome de down, autismo e paralisia cerebral, acompanhados de seus professores, farão a exposição de telas confeccionadas por eles próprios durante oficinas promovidas na instituição de ensino.
Utilizando canudos, emborrachados, tecido, botões, sementes, dentre outros materiais, a produção das telas contou com a participação de 127 estudantes dos turnos matutino e vespertino.
[caption id="attachment_11122" align="aligncenter" width="600"] Mostra de Arte e Tecnologia da escola Manoel Marçal reúne a exposição de mais de 100 telas confeccionadas pelos estudantes.[/caption]De acordo com a professora Marlice Machado, uma das coordenadoras do projeto na escola, a atividade tem contribuído positivamente com o desenvolvimento das crianças. “Esse projeto é uma terapia ocupacional, que ajuda os estudantes a desenvolverem a concentração, a coordenação motora e a motricidade fina. Além disso, trabalhar com a arte favorece o aprendizado das crianças, pois eles se sentem mais motivados”, explicou a professora, que há 26 anos atua no segmento da educação especial.
Participação da comunidade
A exposição de arte na escola Manoel Marçal, segundo a gestora da unidade de ensino, professora Aida da Silva, tem contado com a participação massiva de pais e comunitários, um incentivo, que de acordo com ela, favorece o processo de inclusão social.
“Com a nossa Mostra de Arte e Tecnologia aberta ao público, buscamos apresentar aos pais e comunitários, parte do trabalho que vem sendo realizado com esses estudantes. A mostra artística, assim como demais projetos desenvolvidos em nossa escola, tem como principal objetivo a inclusão social e a participação da comunidade tem sido extremamente significativa”, afirmou a gestora.
Além da exposição, a comunidade pode adquirir as telas expostas por um preço simbólico. O valor arrecado é investido na festa do fim do ano que a escola promove.
[caption id="attachment_11123" align="aligncenter" width="600"] As telas são produzidas utilizando canudos, emborrachados, tecido, botões, sementes, dentre outros materiais.[/caption]Reformada e ampliada pelo Governo do Amazonas, a escola estadual Manoel Marçal de Araújo funciona nos turnos matutino e vespertino e oferece atendimento a 127 estudantes com idade entre 6 e 14 anos.
Administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), a escola pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 1 e é referência no segmento de educação especial, desenvolvendo ainda outros projetos de inclusão, tais como: “Criando e recriando recursos pedagógicos”, “Semana de Arte na Escola” e “Trânsito na Escola”.