Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Orientações profissionais e foco no vestibular marcam a jornada interdisciplinar da Escola Estadual Ruy Alencar

Com ênfase nas provas de vestibular e cursos de ensino superior, a Escola Estadual Ruy Alencar, localizada no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, promoveu na última semana a XI edição da Jornada Interdisciplinar Professor Ruy Alencar (Jipra).

O evento foi uma oportunidade eficaz na qual a unidade de ensino motiva os estudantes do Ensino Médio a fixar o conteúdo do currículo escolar por meio de atividades temáticas de pesquisa, além de incentivar a prática do desporto.

Neste ano, em parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte) e a Faculdade Estácio do Amazonas, o evento contou com palestras ministradas por profissionais de diversas áreas de atuação; pesquisas sobre campos de atuação profissional; além da aplicação de testes vocacionais para orientar os estudantes que ainda não decidiram qual curso superior optar.

Orientação profissional

De acordo com a professora de História da escola e uma das coordenadoras do projeto, Cláudia Marques, o projeto estimula e orienta os estudantes que farão as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas; Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Como a escola só atende estudantes de Ensino Médio, sentimos a necessidade de orientar os jovens quanto às provas do vestibular e os cursos de ensino superior que eles poderão escolher, de modo que eles tenham certeza da profissão que deseja seguir. Esse é um trabalho que acontece durante todo ano, desde a fase da pesquisa em sala de aula até esse momento de exposição dos trabalhos”, informou a professora Cláudia Marques.

[caption id="attachment_10997" align="aligncenter" width="600"]IMG_9719 Professora Cláudia Marques, uma das coordenadoras da Jornada Interdisciplinar Professores Ruy Alencar (Jipra) (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)[/caption]

Para a finalista Juliane da Silva Bentes, 17, o projeto é muito significativo porque prepara os alunos para o vestibular, não apenas com os conteúdos, mas também esclarecendo algumas áreas de atuação profissional.

“Um dos principais focos de trabalho na escola tem sido a preparação dos estudantes para as provas de vestibular. Participando do projeto desde o 1º ano do Ensino Médio, acredito que essas atividades ampliem a visão daqueles alunos que estão indecisos quanto ao seu futuro profissional”, afirmou a estudante, ressaltando que pretende cursar Engenharia Civil. 

JIPRA

A Jornada Interdisciplinar Professor Ruy Alencar (Jipra) foi criada em 2005, pelos professores de Educação Física Joelma Martins e Marcos Martins. Inicialmente, a Jipra era apenas uma competição com jogos internos e devido a grande participação dos jovens, os demais professores sugeriram que todas as disciplinas participassem.

Nesse momento, foram inseridas as demais disciplinas e a competição se tornou a Jornada Interdisciplinar, que busca integrar os alunos, tanto na parte desportiva, quanto nas diversas áreas do conhecimento.

No segmento do esporte, sob orientação dos professores de Educação Física, a comunidade estudantil é estimulada a participar de várias modalidades, dentre elas: queimada, handebol, futsal, voleibol e basquetebol.

Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), a escola estadual Professor Ruy Alencar atende estudantes matriculados no Ensino Médio nos turnos matutino, vespertino e noturno.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget