Estudante da rede pública estadual é selecionada no 9º Concurso de Redação do Senado Federal
Discorrendo sobre o tema “Esporte: educação e inclusão”, a estudante Laura Lima Guedes, 17, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Adelaide Tavares de Macedo (Alvorada) foi escolhida, entre três finalistas amaozonenses, no 9º Concurso de Redação do Senado Federal e vai representar o Estado, em Brasília, no final do mês de novembro, no Programa Jovem Senador. Além dela, estavam na final João Vitor Souza Soares, 18, estudante do 3º ano da Escola Estadual Ruy Alencar (Nova Cidade); e Sebastião Barreto Falcão Neto, 17, aluno do 3º ano da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, localizada no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).
Laura Lima e outros 26 alunos representantes dos demais estados brasileiros, viajarão para o Congresso Nacional, em Brasília, no Distrito Federal, onde participarão de um intercâmbio acadêmico, vivenciando o trabalho desenvolvido pelos Senadores da República. Realizado anualmente, o programa proporciona aos estudantes de até 19 anos, do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, conhecimentos sobre a estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Inclusão
Abordando a importância do incentivo ao esporte, principalmente para as crianças e jovens que possuem algum tipo de deficiência, a estudante Laura Lima Guedes, conta que não esperava ter chegado tão longe na competição.
“O esporte pode trazer muitos benefícios e, citando o exemplo de crianças e jovens que possuem algum tipo de deficiência, busquei demonstrar em meu texto a importância que as atividades esportivas têm na vida deles, contribuindo para o seu desenvolvimento. Estou bem satisfeita. Não esperava que meu texto fosse ter uma repercussão tão positiva”, afirmou a estudante.
Segundo a professora de Língua Portuguesa da escola, Helijelma Rebelo, que orientou a estudante na construção da redação, Laura é uma excelente aluna e representará muito bem o Estado em Brasília. “Como professora estou muito orgulhosa, pois a Laura é uma excelente aluna e buscou construir um texto crítico, com uma pesquisa orientada e acredito que ela tem muitas condições de estar em Brasília, representando o Amazonas”, explicou a professora, ressaltando que a escola possui um projeto de reforço de redação, preparando os alunos para as provas do vestibular.
Outros trabalhos
“O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Com essa frase do filósofo Immanuel Kant, o estudante João Vitor Souza Soares, buscou através de sua redação, retratar os benefícios que o esporte, associado à educação, exerce no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes e enaltecendo a sua importância não apenas para o condicionamento físico, mas para a formação intelectual.
[caption id="attachment_10977" align="aligncenter" width="600"] O estudante João Vitor Souza Soares buscou, por meio da redação, retratar os benefícios que o esporte, aliado à educação, exerce no desenvolvimento da criança (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)[/caption]Sobre estar entre os finalistas do concurso de redação, João Vitor conta que não esperava essa colocação na competição, mas que está contente em poder dar voz aos jovens. “Quando fiz a minha redação, concorrendo com todo o Amazonas, não imaginei chegar até essa fase, mas fiquei muito feliz. Como jovens, temos muito poder em nossas mãos e acredito que posso fazer a diferença e representar bem o Estado”, afirmou João Vitor.
Já o estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, o aluno Sebastião Barreto Falcão Neto, foi um dos finalistas do concurso. Em sua redação, Sebastião abordou como o esporte aliado à educação pode gerar a tão sonhada inclusão nas escolas.
“Fazendo um resgate histórico do esporte em nossa sociedade, retratei em meu texto que o esporte, atrelado à educação, é capaz de gerar a inclusão que tanto se busca dentro do ambiente escolar e como essa prática esportiva deve ser incentivada”, ressaltou o estudante.