Alunos da rede pública estadual são selecionados para integrarem turmas da segunda edição do programa Jovens Talentos
Aproximadamente 32 alunos da rede pública estadual de ensino foram selecionados para participarem da segunda edição do programa “Jovens Talentos: Serviços e Sabores”.
O programa é uma iniciativa de responsabilidade social, um dos componentes fundamentais para o desenvolvimento sustentável, fruto de uma parceria entre a o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e Rede Amazônica. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação profissional e empreendedora dos estudantes da rede pública estadual de ensino, direcionando-os para as áreas de gastronomia e serviços. Além disso, o programa tem como finalidade a formação humana e cidadã dos alunos.
Durante o mês de julho foram realizadas palestras com algumas escolas das Coordenadorias Distritais de Educação 1 e 2, ministradas pela chef Maria do Céu Athayde.
Após a realização das palestras, os alunos preencheram fichas para saber se preenchiam o perfil adequado para participarem do programa. A partir disso, foram selecionados, por meio de uma comissão entre a chef Maria do Céu e a Rede Amazônica.
Oito escolas da rede estadual de ensino participaram das palestras e tiveram seus alunos selecionados para o programa. As instituições da Coordenadoria Distrital 1 que participaram da seleção foram: Colégio Amazonense Dom Pedro II, as escolas estaduais Frei Silvio Vagheggi, Professor Antenor Sarmento Pessoa e Francisco Albuquerque. Da Coordenadoria Distrital 2 participaram as escolas estaduais Tiradentes, Ondina de Paula Ribeiro, Natália Uchôa e Professora Diana Pinheiro.
Duas turmas foram formadas para a segunda edição do programa, uma pelo turno matutino (16 alunos) e outra no turno vespertino (16 alunos).
Aula inaugural
No próximo dia 30 de agosto será dado o início da segunda edição do “Projeto Jovens Talentos”, com aula inaugural em dois horários. Às 9h para a primeira turma e às 14h para os estudantes do turno vespertino.
As aulas serão realizadas no Centro Gastronômico da Amazônia (Cegam), no Salão de Festas do Studio 5 Centro de Convenções, localizado na avenida General Rodrigo Otávio, 3.555, no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus.
Participação
O estudante Carlos Henrique de Souza, 17, é finalista do Ensino Médio do Colégio Amazonense Dom Pedro II, Centro, e foi um dos selecionados para fazer parte dos Jovens Talentos. Para ele, as palestras realizadas antes da seleção o incentivou a participar do projeto.
“Participar do projeto é uma experiência nova e única. Quando assisti às palestras ministradas pela chef Maria do Céu, eu me senti incentivado a participar porque ela realizou uma boa palestra e mostrou a experiência dela o que me motivou bastante a fazer parte dessa iniciativa”, contou.
Para Fernanda Monteiro, 17, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi, no Centro, essa é uma oportunidade de conhecer e fazer parte de novas experiências.
“Estou muito animada em ser uma das selecionadas em participar do projeto, pois essa é uma oportunidade de viver uma nova experiência e aprender algo diferente que pode me ajudar futuramente. Além disso, esse curso é uma das várias opções que terei para decidir a minha carreira, pois estou no meu último ano do ensino médio e logo terei que escolher uma área para seguir e pode ser outro positivo”, revelou.
Foto: Reprodução Internet