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Professora da rede pública estadual tem trabalho aprovado no III Congresso Nacional de Educação

Um projeto voltado para a conscientização do uso sustentável de produtos que seriam descartados no meio ambiente, e desenvolvido pela professora da disciplina de artes, Denise Rodrigues, com os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), foi submetido e aprovado para ser apresentado no III Congresso Nacional de Educação (Conedu), que será realizado em Natal – RN, entre os dias  5 a 7 de outubro de 2016.

O trabalho desenvolvido pela professora é intitulado “A metamorfose do lixo em objetos artísticos: arte e sustentabilidade nas 6ª e 7ª séries do Instituto de Educação do Amazonas (IEA)”. Além de ter sido aceito na terceira edição do Conedu, o trabalho também foi contemplado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Qualidade do Ensino (SEDUC) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto é coordenado pela professora Denise Rodrigues e conta com a participação de quatro jovens bolsistas: Marcos Peixoto, Marechal Trindade e Zyon Puga Rocha, os três com 11 anos de idade e cursando o 6º ano; além de Marcella Wolfarth, 13 anos e  cursando o 7º ano.  “O projeto está em andamento e tem a intenção de contribuir para a conscientização do uso sustentável dos materiais que seriam descartados e para a percepção dos impactos causados pelo lixo ao meio ambiente. Todo este trabalho é desenvolvido com os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do IEA”, disse a professora.

Ainda conforme a docente, o objetivo do projeto é fazer com que os alunos possam compreender as relações existentes entre arte e sustentabilidade a partir da alfabetização científica, sensibilização artística e reciclagem de materiais que seriam descartados.

Para a gestora da escola, Shirley de Souza, a aprovação do projeto no congresso é o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido. “Para nós do IEA isso é a comprovação do trabalho que realizamos na escola e isso irá incentivar mais os professores a realizarem projetos como esses com os alunos, que são o nosso foco principal”, contou.

Neste projeto, serão utilizados, no decorrer do trabalho, princípios da arte-educação, pois ela é caracterizada como uma disciplina educativa que dá oportunidades para os alunos terem acesso à arte como linguagem expressiva e uma forma de obter conhecimento.

O projeto está dividido em 5 fases: leitura e interpretação; sensibilização teórica;  coleta de dados; oficinas de conscientização; e exposições.

Essas oficinas ainda serão realizadas com alguns alunos não bolsistas, em que serão utilizadas técnicas de reciclagem para terem uma nova concepção dos materiais descartados.

Dentro dessa atividade, a professora busca utilizar a abordagem triangular que consiste em “ver, fazer e apreciar”, teoria utilizada para a prática do ensino da arte elaborada pela autora, Ana Mae Barbosa (educadora brasileira pioneira em arte-educação). Nessa oficina, os estudantes bolsistas do projeto serão os monitores e estão sendo preparados para a realização desse trabalho.

Participação

O aluno Zyon Puga, 11, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental é um dos bolsistas e disse que se sente privilegiado em participar de um projeto que trata sobre o tema de sustentabilidade.

“Sinto-me privilegiado em receber a bolsa deste projeto que trata sobre a sustentabilidade, que é um tema muito comum na atualidade já que o nosso planeta está sendo praticamente destruído por conta do lixo e mau uso da água. Então, se as escolas estão começando a entrar nesse assunto, porque nós não podemos ir mais a fundo? Participar desse projeto é gratificante para mim, porque é um tema em que me interesso bastante”, disse.

Para a estudante bolsita Marcella Wolfarth, 13 anos, do 7º ano, ela também se sente gratificada em participar de um projeto que trata sobre a sustentabilidade.

“Em primeiro lugar, é gratificante para mim ter sido uma das escolhidas para participar e falar sobre sustentabilidade, pois o meio ambiente está sendo muito prejudicado com a poluição que nós mesmo causamos”, relatou.

III Congresso Nacional de Educação (Conedu)

A terceira edição do congresso será realizada nos dias 5 a 7 de outubro no Centro de Convenções de Natal-RN. O III Conedu é um evento promovido pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep), é uma parceria interinstitucional entre a Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) e outras instituições do país, através de professores que desenvolvem estudos relacionados às áreas temáticas do evento.

O Conedu tem como objetivo promover espaços de diálogos conduzindo a novas perspectivas sobre os cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos da educação brasileira.

O público-alvo do evento são os estudantes de graduação e pós-graduação e professores da educação básica e superior/profissionais.

Dentre as atividades desenvolvidas no congresso são realizadas conferências, palestras, simpósios, mesas redondas, minicursos, sessões científicas, entre outras.

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