Mobilizando 11 mil estudantes, Jogos Escolares do Amazonas chegam a sua 39ª edição
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), deu início na manhã desta quarta-feira (20) a 39ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs).
A solenidade de abertura aconteceu na arena Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, zona centro-oeste de Manaus e reuniu 11 mil estudantes de escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. As competições seguem até o dia 30 de julho.
Neste ano, a maior competição escolar do Amazonas contará com a participação de 869 atletas de 22 municípios do interior e 7.560 atletas da capital, competindo em 16 modalidades esportivas, dentre as quais: atletismo, ciclismo, xadrez, badminton, jiu-jítsu, judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol, basquetebol, futsal, futebol de campo, ginástica rítmica, handebol e natação.
Privilegiando a inclusão social e esportiva, o Jeas também contará com jogos para estudantes com necessidades especiais.
As modalidades esportivas serão disputadas na Vila Olímpica, Arena Amadeu Teixeira, Colégio La Salle, nos Ginásios Municipais Ninimberg Guerra e Renner Monteiro, Sesi Clube do Trabalhador, Estádio Municipal Carlos Zamith e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Participando da cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Educação, Algemiro Ferreira Lima, destacou a importância da competição para a valorização da prática esportiva. “A prática esportiva tem revelado não apenas grandes talentos, mas é essencial para estimular o desenvolvimento dos estudantes. Em mais essa competição, desejamos que os nossos alunos mostrem o seu melhor e acima de tudo, reconheçam a importância do esporte para favorecer a qualidade de vida”, afirmou o secretário da Seduc, Algemiro Lima.