Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seduc dá início à segunda fase da Olimpíada Amazonense de Matemática

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira, dia 19 de julho, a aplicação das provas da segunda fase da primeira Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM).

As provas foram aplicadas na capital e interior do Estado do Amazonas e contou com a participação de 2 mil estudantes da rede pública estadual classificados na primeira fase, sendo 500 estudantes da capital e 1.500 no interior do Estado.

Para o gerente do Ensino Fundamental II da Seduc, Eriberto Façanha, por meio da Olimpíada Amazonense de Matemática os alunos podem desenvolver interesse pela Matemática e contribui para o seu aprendizado dos estudantes.

“A Olimpíada Amazonense de Matemática desperta o prazer e o gosto pela Matemática, além do desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento e da lógica matemática e visa mostrar aos estudantes que a disciplina está envolvida e relacionada em todos os momentos de sua vida para que dessa forma eles possam entender que a matemática é importante para a vida, para o seu crescimento, desenvolvimento escolar e no processo de ensino aprendizagem”, afirmou Eriberto.

Lançada em maio deste ano, a Olimpíada Amazonense de Matemática é a primeira do gênero organizada no Amazonas e busca contribuir com o ensino, motivar os estudantes da rede pública para o aprendizado na área de ciências exatas e trazer maior dinamicidade à sala de aula.

As provas foram aplicadas somente com os alunos aprovados na primeira fase em cada nível de ensino. O primeiro nível da competição é destinado aos estudantes matriculados no 4º e 5º anos do ensino fundamental. O segundo nível contempla os alunos de 6º e 7º anos. No terceiro nível da Olimpíada, as provas foram aplicadas com os alunos matriculados no 8º e 9º anos também do ensino fundamental. O quarto e último nível da competição é direcionado aos estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio.

Participação

Para a aluna do 5º ano do ensino fundamental da escola estadual Barão do Rio Branco, Isabelle Baptista, 11, que pretende ser professora de Matemática, a Olimpíada é uma boa oportunidade para obter mais conhecimento.

“Esta é a minha primeira olimpíada e eu me sinto feliz em participar, pois é uma oportunidade de melhorar o meu conhecimento e aprender mais, além de gostar mesmo da matemática e realizar os cálculos e futuramente pretendo ser professora da disciplina”, disse.

O aluno do 2º ano do ensino médio do Instituto de Educação do Amazonas, Juan Rogers Sierpinski, 15, disse que se esforçou muito para conquistar a classificação na primeira fase e que pretende seguir carreira na área de exatas.

“Está sendo bom participar da olimpíada, pois pelo fato de ser uma competição isso influencia e motiva os demais alunos a se empenharem nas provas e eu gosto da matemática, sou um grande fã mesmo e pretendo seguir carreira na área de exatas”, relatou.

Etapas - A terceira e última etapa da Olimpíada, com a participação dos alunos aprovados na segunda etapa, será organizada com avaliação discursiva, programada para ocorrer no dia 20 de agosto.

O resultado final da Olimpíada, com o anúncio dos melhores colocados em cada nível será anunciado pela Seduc no dia 20 de setembro.

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget