Coordenadas pelo TCE-AM, atividades do Programa de Preparação para Aposentadoria são transmitidas via satélite pela Seduc para todo o Amazonas
Nesta segunda-feira (13), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) lançou, em Manaus, uma nova etapa de seu Programa de Preparação para Aposentadoria “Eterno Aprendiz” (PPA).
Como em edições anteriores, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) colabora com a iniciativa ao transmitir, via Centro de Mídias de Educação, as atividades de formação do programa, via satélite, para todos os 61 municípios do Amazonas, possibilitando o acesso aos conteúdos, inclusive, a moradores que residem em comunidades rurais.
Desenvolvido há cinco anos no Amazonas, o Programa de Preparação para Aposentadoria “Eterno Aprendiz” (PPA) foi criado com a finalidade de proporcionar aos servidores pré-aposentados da administração pública uma programação voltada aos aspectos emocional e social, englobando as abordagens cidadania, desenvolvimento e plano de futuro.
A nova etapa de atividades foi lançada nesta segunda-feira (13), no auditório do TCE-AM, pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior.
Ao participar do lançamento da nova etapa de ações do programa, a secretária de Estado de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Sales Vicentim, enalteceu a iniciativa do TCE-AM e frisou que as atividades são de extrema importância para a formação, esclarecimento e instrução das pessoas pré-aposentadas ou em processo de aposentadoria. “São informações úteis e pertinentes para a instrução dos servidores que estão prestes a se aposentar ou pré-aposentados. O Governo do Estado, como em anos anterior, fará questão de colaborar com esta nova etapa do programa”, disse.
De acordo com as representantes da Gerência de Valorização do Servidor da Seduc, Andréa Cavalcante e Diandra Rodrigues, os servidores da rede pública estadual de educação que estão em processo de aposentadoria ou já aposentados, são convidados para se inscrever no programa e ter acesso aos módulos de formação que serão aplicados. As pessoas interessadas, segundo as técnicas da Seduc, podem procurar a Gerência de Valorização do Servidor, localizada na sede da Secretaria de Educação – Avenida Waldemiro Lustoza, nº 275, bairro Japiim 2 – e solicitar inscrição no programa.
Dentre as várias formações do Programa, em 2016, serão ministrados módulos com temáticas como: “Neuropsicologia do Envelhecimento”, “Orientações sobre leis previdenciárias”, “O idoso e a resignificação do laser”, “A inclusão social do idoso”, “Como lidar com os transtornos emocionais do idoso”, dentre outros.