Seduc informa que estão abertas as inscrições para o programa Jovens Embaixadores
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa a comunidade estudantil que estão abertas até o dia 19 de agosto as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores deste ano. O Programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, entre elas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Criado em 2002, o programa é direcionado a estudantes brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento na língua inglesa.
Os estudantes selecionados participarão, em 2017, de um intercâmbio educacional de três semanas nos Estados Unidos, no qual terão acesso a palestras e visitas técnicas a instituições educacionais e governamentais, além de conhecerem programas sociais e terem a experiência de residir temporariamente em casas de famílias voluntárias como uma forma de assimilar a cultura local.
As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 19 de agosto, no site: www.jovensembaixadores.org. Ao acessar o site, é necessário preencher o formulário de inscrição e informar um conjunto de dados pessoais. Caso a inscrição seja aceita, é necessário enviar documentação comprobatória dos dados informados.
Requisitos
Para participar da seleção, os estudantes precisam atender aos seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira; ter entre 15 e 18 anos; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias); jamais ter viajado para os Estados Unidos; ter boa fluência oral e escrita em inglês e ser aluno do ensino médio na rede pública.
O estudante deve, também, ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, além de comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.
Participação amazonense – A última edição do programa contou com a participação do estudante da rede pública estadual Francisco Chagas Goes de Souza Neto, 17, aluno do do ensino médio da escola estadual Maria das Graças Nogueira, localizada no município de Maués (distante 268 quilômetros de Manaus). O amazonense integrou a comitiva formada por 50 estudantes brasileiros que participaram, entre os dias 8 e 31 de janeiro de 2016 do intercâmbio educacional nos Estados Unidos.