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Reconhecimento público às boas práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas estaduais do Amazonas

Secretaria de Estado de Educação (Seduc) evidenciou 21 projetos pedagógicos desenvolvidos por professores da rede pública

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), anunciou o resultado do concurso educacional “Boas Práticas Pedagógicas”. Direcionado a professores da rede pública estadual de ensino o concurso evidenciou iniciativas de impacto pedagógico desenvolvidas em aplicadas em escolas públicas estaduais do Amazonas. O concurso destacou 21 docentes que ministram aulas no ensino fundamental e ensino médio. Coordenado pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, o concurso foi lançado em abril de 2016 e direcionado a professores da área de ciências da natureza de ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º ano), anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio. Os projetos finalistas, pré-selecionados pelas sete Coordenadorias Distritais de Educação da capital foram avaliados por uma comissão formada por mestres e doutores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Paulista (Unip). A relação dos 21 projetos vencedores pode ser acessada no link a seguir: Relação de Projetos Premiados - Acesse Aqui Com o projeto “Gincana do Meio Ambiente”, o professor e coordenador pedagógico da escola estadual de Tempo Integral Gonçalves Dias, Bruno Rodrigues, conquistou a 2ª colocação na categoria “Anos Iniciais”. Criado em 2014, o referido projeto é desenvolvido com estudantes matriculados no ensino fundamental (anos iniciais) e tem o objetivo de reforçar, junto às crianças, a importância da higiene, do cuidado com o meio ambiente e com o patrimônio público. De acordo com o professor, o trabalho surgiu de simples ações do dia-dia e acabou ganhando a aceitação dos estudantes. “O projeto surgiu de pequenas práticas que incentivavam os alunos a cuidarem da natureza, da higiene do meio em que eles estão inseridos e tornou-se um projeto, no qual promovemos concursos de poesias, de cartazes, a produção de utensílios recicláveis e, mais recentemente, a criação de uma horta na escola”, explicou Bruno Rodrigues. Sobre o reconhecimento proporcionado pelo concurso, o professor ressaltou a satisfação em ter o projeto divulgado a outros educadores. “É grande a satisfação de ter este projeto reconhecido publicamente. Dessa forma, esperamos que seus objetivos e metodologias sejam disseminados para demais escolas”, disse o professor. Alfabetização Científica Desenvolvido com estudantes do ensino fundamental (1º ao 5º ano) da escola estadual General Sampaio, localizada no bairro São Jorge, o projeto “Alfabetização Científica: conceitos físicos para alunos das primeiras séries do ensino fundamental (1° ciclo)”, também foi destacado pelo concurso pedagógico. O projeto é coordenado pela professora de ciências Jane Barbosa e pela gestora da escola, Andrea Amorim. A ideia, segundo elas, é despertar a atenção dos estudantes para os primeiros conceitos trabalhados nas disciplinas de exatas, a fim de que, ao chegarem no ensino médio, os estudantes não tenham dificuldade no aprendizado das disciplinas. “Ensinando as primeiras noções e conceitos das disciplinas de exatas aos estudantes do ensino fundamental, começamos um trabalho de preparação para o ensino médio, que é o momento em que os alunos sentem mais dificuldade em absorver os conteúdos”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, professora Jane Barbosa. Conforme pré-estabelecido, os primeiros e os segundos colocados em cada categoria do concurso foram premiados com troféus; os demais docentes finalistas foram contemplados com bolsas de estudo de informática. As escolas de todos os professores finalistas receberam certificados de menção honrosa.
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