Estudantes da rede pública estadual do Amazonas conquistam 73,6% das vagas oferecidas pelo PSC da Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou neste mês de abril o resultado final de seu Processo Seletivo Contínuo (PSC). Após análise, a Assessoria de Avaliação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou nesta segunda-feira (18) que 73,6% das vagas ofertadas pela universidade no sistema de acesso ao ensino superior foram obtidas por estudantes da rede pública estadual. Estudantes das demais redes, abrangendo rede particular e federal alcançaram 26,4% das vagas.
Em números absolutos, a análise estatística aponta que 1.756 alunos da rede pública estadual do Amazonas foram aprovados no PSC. Já os estudantes oriundos das redes particular e federal que ingressarão em 2016 na Ufam por meio do certame somam 629 pessoas.
Realizado anualmente, o PSC consiste em uma avaliação seriada, aplicada para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, sendo, juntamente com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos sistemas de acesso ao ensino superior da universidade.
Em 2016, as avaliações do PSC foram aplicadas simultaneamente em todo o Amazonas no dia 28 de fevereiro. Ao participar da avaliação, os estudantes inscritos responderam a 54 questões objetivas e redigiram uma redação. Neste ano, 14.754 candidatos estavam inscritos na última etapa do processo e, mediante os critérios estabelecidos em edital em consonância com as médias obtidas, preencheram a total de 2.385 vagas.
Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o índice de aprovação – 73,6% – aponta para a eficiência do ensino desenvolvido na esfera pública. “Muito mais que números estatísticos, o resultado expressivo mostra que 1.756 estudantes alcançaram êxito na avaliação e estão aptos para cursar o ensino superior, o que lhes abrirá novos horizontes e marcará seu desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou.
Mulheres são maioria
A análise estatística realizada pela Assessoria de Avaliação da Seduc aponta que as mulheres representam a maioria dos que ingressarão no ensino superior, em 2016, via PSC.
Dos 1.756 estudantes da rede estadual aprovados, 1.038 são do sexo feminino e 718 são do sexo feminino. Em números percentuais, as mulheres representam 59,1% dos aprovados no PSC oriundos da rede pública, enquanto os homens representam 40,9%.
Ciências Humanas é opção hegemônica
O resultado do PSC também aponta a preferência dos estudantes por cursos de Ciências Humanas da Universidade Federal do Amazonas.
Dos 1.756 alunos da rede pública aprovados, 44,9% – 788 em números absolutos – ingressarão em cursos de Ciências Humanas; Os cursos de Ciências Exatas representam a segunda opção, registrando 23,6% dos alunos aprovados – 414 candidatos –, seguido pelos de Ciências Biológicas que registrou 21,6% – 380 candidatos – e por último Ciências Agrárias, sendo a opção de 9,9%, isto é, de 174 estudantes.
Ainda no que se refere à opção pelo segmento de área, a mesma tendência preferencial pelas faculdades de Ciências Humanas é observada nos estudantes da capital e também do interior.
Na capital, 49% dos alunos selecionados ingressarão em cursos de Humanas, assim como 38,8% dos alunos do interior; Os cursos de Exatas vêm em segundo na preferência dos estudantes da capital e também do interior, respectivamente com 25,8% e 20,4% de adesão, seguido pelos de Ciências Biológicas – 18,2% de adesão na capital e 26,7% no interior – e de Ciências Agrárias, com 7% de adesão junto aos alunos da capital e 14,1% de adesão dos alunos do interior.
Estudantes da capital são maioria
A análise estatística desenvolvida pela Seduc aponta que os estudantes aprovados oriundos de escolas públicas estaduais da capital superam os do interior. Dos 1.756 que ingressarão na Ufam por meio do PSC, 1.040 candidatos residem em Manaus, o que representa 59,2% do total e 716 cursaram o ensino médio no interior do Amazonas, representando 40,8% em números percentuais.
Comemoração
Aprovado no curso de Direito da Ufam, o estudante da escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de Aparecida, em Manaus, Fernando Henrique Alves, 19, foi um dos 1.756 estudantes da rede pública estadual do Amazonas que obteve êxito no PSC e ingressará no ensino superior.
Filho de professora, ele conta que o ensino ministrado na escola, aliado à rotina de estudos em casa foi determinante para sua aprovação. “Muito do que foi tratado em sala de aula constou no PSC. A rotina de avaliações também serviu como uma preparação real para o exame. Para alcançar meu objetivo, estudava na escola e em casa buscava orientação em videoaulas que hoje são disponibilizadas gratuitamente na internet”, apontou o aluno, ressaltando que o curso de Direito sempre foi seu objetivo.
Ao conquistar uma vaga para o curso de Sistemas de Informação, Dan Filipe da Silva, 18, o aluno do Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa Figueiredodiz que o esforço foi recompensado. “É um momento de extrema felicidade para mim e para minha família. Minha rotina de preparação para a avaliação consistia em estudar pela parte da manhã e tarde na escola, por ser de tempo integral, e à noite estudar em casa. A dedicação foi compensada com essa vitória que, tenho certeza, abrirá muitas portas”, comentou.
A lista com a relação dos candidatos aprovados no último PSC pode ser acessada no site www.comvest.ufam.edu.br
Para saber mais:
Leia reportagem do Jornal A Crítica sobre o assunto:
http://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/gaveta-cidades-domingo-estudantes-de-escolas-publicas-conquistaram-73-das-2-385-vagas-ofertadas-este-ano-pelo-psc