“Valorizando os donos da terra” é tema de exposição de arte indígena promovida pela escola estadual Frei Silvio Vaghegi
Com o tema “Valorizando os donos da terra”, a escola estadual Frei Silvio Vaghegi, localizada na Rua Tarumã, centro de Manaus, promoveu na manhã desta quarta-feira (20), a quinta edição de sua Exposição de Arte Indígena. O evento aconteceu na quadra poliesportiva do Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e esteve integrado às programações educativas alusivas à Semana dos Povos Indígenas.
A exposição artística é fruto de um trabalho pedagógico e de pesquisa realizado com os alunos, que buscou resgatar e valorizar os aspectos artísticos, místicos, culturais e religiosos das diferentes etnias indígenas.
De acordo com a gestora da escola, professora Auxiliadora Farias, o trabalho é realizado todos os anos e tem como objetivo sensibilizar os alunos quanto ao papel das etnias indígenas na construção da atual sociedade brasileira. “Entender o valor da arte indígena, dando ênfase à contribuição que os povos exercem em nosso cotidiano é o maior objetivo deste projeto. Além disso, o trabalho pretende eliminar qualquer tipo de preconceito em relação aos povos indígenas”, informou Auxiliadora Farias.
No evento, estudantes do ensino médio da escola, protagonizaram apresentações de diferentes etnias indígenas, destacando os seus costumes, características e rituais. Também foram expostos artefatos do artesanato indígena, confeccionados pelos próprios alunos.
Dentre as etnias indígenas pesquisadas para a composição da mostra artística, destacaram-se: Tukano, Xawante, Saterê Mauê, Kashinawa, Parintintins, Mundurukus, Tuyuka, Yanomames e Dessana.