Seduc e Unesco firmarão parceria para desenvolvimento de projetos educacionais no Amazonas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pretendem firmar um acordo de parceria objetivando o desenvolvimento de projetos educacionais que devem ser viabilizados na rede pública estadual de ensino.
Nesta semana, na sede da Secretaria de Educação, localizada no bairro Japiim 2, zona centro-sul de Manaus, o titular da Seduc, Rossieli Soares da Silva, reuniu-se com coordenadora de Programas Educacionais e também com a Oficial de Projetos Educacionais da Unesco, Rebeca Otero Gomes e Mariana Alcalay Cors, para tratar das primeiras ações.
“Nesta reunião inicial com representantes do segmento educacional da Unesco, tratamos sobre muitas iniciativas que podem ser traduzidas em projetos em benefício do ensino e do desenvolvimento educacional de nossos estudantes. Sabemos da competência e da experiência mundial da Unesco na execução de projetos de estímulo à cidadania, ao desenvolvimento e à educação e temos certeza que será uma parceria que, quando firmada e traduzida em projetos, contribuirá com a evolução e desenvolvimento do ensino público regional”, citou o secretário Rossieli Soares da Silva.
Na reunião foi discutida a possibilidade de desenvolvimento de projetos educacionais, no Amazonas, nos segmentos de empreendedorismo e favorecimento ao protagonismo juvenil; estímulo à cidadania e ao desenvolvimento sustentável; valorização do conhecimento científico; direitos humanos, dentre outros.
A expectativa é que o Governo do Estado, por meio da Seduc, anuncie nos próximos meses os projetos que serão desenvolvidos.
Unesco
Fundada após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Unesco é uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) cujo um dos objetivos é contribuir para a paz e segurança, através da educação, da ciência, da cultura e das comunicações. Com esse fim, colabora para a formação dos cidadãos, promove atividades culturais visando a valorização do patrimônio cultural, favorece a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, dentre outras iniciativas.