Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Via PSC, estudantes da rede estadual comemoram ingresso na Universidade Federal do Amazonas

Após divulgação do resultado do PSC, estudantes da rede pública estadual comemoram o ingresso em cursos como Medicina, Direito e demais.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou na última semana o resultado de seu Processo Seletivo Contínuo (PSC) por meio do qual ofertou 2.735 vagas para 117 cursos de graduação em unidades acadêmicas de Manaus e do interior. Após a divulgação, estudantes da rede pública estadual comemoram o ingresso no ensino superior. É o caso de Beatriz Costa Rebelo, 18, aluna da escola estadual Senador João Bosco Ramos Lima, localizada na Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, que cursará Medicina. Para a jovem, que é filha de professora, o ingresso no curso é a realização de um sonho e resultado de muita dedicação. “Desde o ensino fundamental tinha esse objetivo e com o passar do tempo me preparei para alcançá-lo. Nesta etapa final de conclusão dos estudos, a dedicação foi total. Frequentava a escola pela parte da manhã e separava a tarde e a noite para estudar para o vestibular e também aquilo que os professores ministravam em sala de aula. Não frequentei ‘cursinhos’, mas para alcançar a minha meta eu estudava de cinco a oito horas por dia”, revelou. [caption id="attachment_9580" align="alignright" width="300"]Beatriz Costa Rebelo, aluna da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima/Manaus cursará Medicina. Beatriz Costa Rebelo, aluna da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima/Manaus cursará Medicina.[/caption]   Em sua escola – escola estadual João Bosco Ramos de Lima (Manaus) – Beatriz é uma das 44 pessoas aprovados no último PSC. Sobre as perspectivas na área de Medicina, Beatriz conta que pretende se especializar em cirurgia plástica, mas que ainda pretende conhecer outras áreas até definir a que pretende atuar. “Penso no segmento de cirurgia plástica mas sei que ainda tenho muito a conhecer e um longo caminho para descobrir”, disse. Também aprovada no curso de Medicina da Ufam, Karollyne Corrêa Baraúna, 18, aluna do Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado na Avenida 7 de Setembro, em Manaus, também revelou que a aprovação é resultado de foco e perseverança. “O momento é de comemorar o ingresso na faculdade. Esta é uma das maiores conquistas individuais”, afirmou. Ainda comemorando a aprovação, Karollyne revela que a pretensão de cursar Medicina em uma universidade Federal, era encarada como um sonho distante. “Confesso que parecia algo inalcançável devido à concorrência e o nível dos demais candidatos, mas, com foco, sou prova viva de que podemos ir além. Em média, dedicava quase dez horas por dia aos estudos. Estudava pela manhã no colégio, fazia ‘cursinho’ à tarde e à noite revisava os conteúdos. Todos os dias, ao chegar em casa, descansava um pouco e voltava para os estudos. Todo o esforço foi válido”, disse. [caption id="attachment_9581" align="alignleft" width="400"]Karollyne Correa Baraúna, aluna do Colégio Amazonense Dom Pedro II também cursará Medicina. Karollyne Correa Baraúna, aluna do Colégio Amazonense Dom Pedro II também cursará Medicina.[/caption] A escola em que Karollyne conclui o ensino médio – Colégio Amazonense Dom Pedro II – neste ano, foi a instituição pública estadual de ensino no Amazonas que mais teve alunos aprovados no PSC da Ufam: 74. Direito Aprovado no curso de Direito da Ufam, o estudante da escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de Aparecida, em Manaus, Fernando Henrique Alves, 19, também teve êxito em sua meta. Filho de professora, ele conta que o ensino ministrado na escola, aliado à rotina de estudos em casa foi determinante para sua aprovação. [caption id="attachment_9582" align="alignright" width="250"]Fernando Henrique Alves, aluno da escola estadual Nossa Senhora de Aparecida/Manaus foi selecionada para cursar Direito. Fernando Henrique Alves, aluno da escola estadual Nossa Sra de Aparecida/Manaus foi selecionada para cursar Direito.[/caption] “Muito do que foi tratado em sala de aula constou no PSC. A rotina de avaliações também serviu como uma preparação real para o exame. Para alcançar meu objetivo, estudava na escola e em casa buscava orientação em videoaulas que hoje são disponibilizadas gratuitamente na internet”, apontou o aluno, ressaltando que o curso de Direito sempre foi seu objetivo. Ao alcançar a primeira colocação na relação de aprovados para o curso de Sistemas de Informação, Dan Filipe da Silva, 18, o aluno do Centro de Educação de Tempo Integral Sérgio Pessoa Figueiredo, que aprovou 14 estudantes no PSC, diz que o esforço foi recompensado. “É um momento de extrema felicidade para mim e para minha família. Minha rotina de preparação para a avaliação consistia em estudar pela parte da manhã e tarde na escola, por ser de tempo integral, e à noite estudar em casa. A dedicação foi compensada com essa vitória que, tenho certeza, abrirá muitas portas”, comentou.     [caption id="attachment_9583" align="aligncenter" width="400"]Dan Filipe, aluno do Ceti Sérgio Pessoa cursará Sistemas de Informação. Dan Filipe, aluno do Ceti Sérgio Pessoa cursará Sistemas de Informação.[/caption] Exemplo que vem do interior Selecionada para cursar faculdade de Farmácia na unidade da Ufam em Itacoatiara, Vanderléia Nascimento, 21, aluna da escola Vital de Mendonça (Itacoatiara) comenta que sua aprovação é sinônimo de superação. “Ingressar em uma universidade pública nos dá uma sensação incrível, para mim e para meus pais que sempre estiveram presentes na minha vida escolar. Por morarmos às margens do Rio Amazonas, acordava antes do sol nascer para que meu pai me levasse de barco para a escola. Superar as dificuldades torna este resultado ainda mais recompensador”, disse. [caption id="attachment_9584" align="aligncenter" width="500"]Vanderléia Nascimento, aluna da escola Vital de Mendonça, de Itacoatiara, cursará Farmácia. Vanderléia Nascimento, aluna da escola Vital de Mendonça, de Itacoatiara, cursará Farmácia.[/caption] Para o gestor da escola Vital de Mendonça, professor Eduardo César, a história de superação de Vanderléia é um exemplo para todos. “Ela é um exemplo real de que as adversidades estão aí para serem superadas. A localização de sua casa em área rural, as dificuldades logísticas e outros fatores não podem desestimular ou fazer com que as pessoas desistam de seus sonhos. O seu exemplo enche de orgulho nossa comunidade escolar”, exaltou o professor, citando que a escola estadual Vital de Mendonça, neste ano, teve 62 alunos aprovados no PSC. Processo Seletivo Contínuo O PSC consiste em uma avaliação seriada, aplicada anualmente para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, por meio do qual a Universidade Federal do Amazonas designa 40% de suas vagas oferecidas para ingresso em seus cursos de graduação. Em 2016, as avaliações do PSC foram aplicadas simultaneamente em todo o Amazonas no dia 28 de fevereiro. Na avaliação os participantes responderam a 54 questões objetivas e redigiram uma redação. Neste ano, 14.754 candidatos inscritos na última etapa do exame concorreram a um total de 2.735 vagas. A lista com a relação dos candidatos aprovados no último PSC pode ser acessada no site www.comvest.ufam.edu.br ou diretamente nos links a seguir:   Links de acesso com as relações dos candidatos aprovados, por área: Agrárias: http://www.comvest.ufam.edu.br/arquivo/psc2016/reultado_psc2016_final_divulgacao_agr.pdf Biológicas: http://www.comvest.ufam.edu.br/arquivo/psc2016/reultado_psc2016_final_divulgacao_bio.pdf Exatas: http://www.comvest.ufam.edu.br/arquivo/psc2016/reultado_psc2016_final_divulgacao_exa.pdf Humanas: http://www.comvest.ufam.edu.br/arquivo/psc2016/reultado_psc2016_final_divulgacao_hum.pdf
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget