No Dia Mundial da Saúde, escolas estaduais intensificam ações de combate ao Aedes aegypti
No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, dia 7 de abril, várias escolas da rede pública estadual, na capital e do interior do Amazonas, realizaram ações reforçando o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por males como o Zika vírus, a febre Chikungunya e a Dengue.
Uma das unidades públicas de ensino a realizar trabalho diferenciado neste dia temático foi a escola estadual Euclídes da Cunha, em Manaus.
Localizada na Avenida Carvalho Leal, s/nº. bairro Cachoeirinha, a escola que oferece atendimento regular a estudantes do ensino fundamental, envolveu a comunidade estudantil, professores, funcionários, pais e comunitários em uma ação de sensibilização para a necessidade de medidas urgentes em combate à proliferação do mosquito.
A atividade foi coordenada pela própria escola e contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) responsáveis pela condução do programa “Saúde do Escolar” e teve também a participação do diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque.
[caption id="attachment_9565" align="aligncenter" width="600"] Alunos fizeram panfletagem e distribuiram material informativo em ruas adjacentes à escola.[/caption]
O dia temático de atividades realizado pela escola contou com a exposição de projetos sobre o tema, apresentação de esquetes e peças teatrais protagonizadas pelos alunos, palestras informativas e panfletagens ocorridas em ruas adjacentes à unidade de ensino.
De acordo com a gerente de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar da Seduc, Adriana Boh, atividades desta natureza, são de suma importância para instruir e mobilizar estudantes e comunitários para o combate efetivo ao mosquito Aedes aegypti. “São ações simples, mas que surtem efeito. Por meio de palestras, distribuição de material informativo e orientação técnica, conseguimos criar uma rede de multiplicadores, com grande eficácia, pois o combate efetivo a males como este se dará por meio da mudança de comportamento, alcançada pela orientação educativa”, disse.
A coordenadora do projeto Saúde do Escolar, Delta Segadilha, acrescentou que trabalhos similares aos da escola estadual Euclídes da Cunha estão sendo realizados por unidades de ensino da capital e em todos os 61 municípios do Amazonas.
Campanha estadual
Com a efetiva participação dos poderes públicos Estadual e Municipal, foi lançado no Amazonas, no mês de fevereiro, a campanha “Educação no Combate ao Aedes aegypti”.
Por meio dela, professores, gestores escolares, técnicos em educação e aproximadamente 200 mil estudantes da rede pública estadual passaram a se empenhar na realização de medidas em combate ao mosquito.
A campanha envolve a realização de palestras informativas nas escolas, oficinas para alunos de todas as faixas etárias, reuniões com pais e comunitários, visitações a residências, além de panfletagens e distribuição de material informativo sobre o tema.