Estudante de rede estadual conquista ouro no campeonato amazonense de xadrez
Participante ativo dos projetos de desporto desenvolvidos pela rede pública estadual de ensino, o estudante Tiago Souza Sobrinho, 10, aluno do 5º ano do ensino fundamental da escola estadual Princesa Izabel, localizada na Rua Ramos Ferreira, centro de Manaus, conquistou medalha de ouro no Campeonato Amazonense de Xadrez, categoria sub-10.
Para Tiago, a conquista é resultado do empenho e dedicação à modalidade. “Fiquei imensamente feliz pelo resultado. Tenho a modalidade do xadrez como uma ocupação sadia e que está contribuindo com o meu desenvolvimento”, disse.
Assim como Tiago Sobrinho, centenas de estudantes da rede pública estão participando de atividades de desporto, desenvolvidas pelas escolas estaduais e que tem o xadrez como uma das modalidades elencadas.
Em Manaus, as escolas públicas estaduais que compõem a Coordenadoria Distrital de Educação 1, trabalham fortemente o xadrez como projeto complementar ao ensino e como parte integrante da Educação Física.
Um dos projetos desenvolvidos é o “Open de Xadrez”, que é realizado todos os anos e que contará, em 2016, com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio de 34 escolas públicas estaduais.
“Esse ano o Open chegará a sua quinta edição, tendo revelado talentos para o esporte e atraindo novos competidores. O projeto é interessante por oportunizar aos alunos um momento de competições similares às profissionais, com as regras exigidas e premiações”, explicou a coordenadora de Educação Física do Distrito 1, Soraya Lima.
Outro projeto que fortalece a prática do xadrez é a “Clínica de Formação”, direcionada a professores de Educação Física. Disponibilizando orientações técnicas e metodológicas sobre a modalidade, neste ano a formação acontecerá na próxima semana, nos dias 14 e 15 de abril.
Com a devida orientação, os professores da rede estadual desenvolvem metodologias diferenciadas, conseguindo, além de ensinar a técnica para seus estudantes, treiná-los para a participação em campeonatos como os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e Campeonato Amazonense de Xadrez.
Segundo a professora Soraya Lima, o xadrez é uma atividade lúdica que desenvolve habilidades como noções de raciocínio lógico, probabilidade, progressões geométricas, dentre outras. “Também trabalha a questão cognitiva dos alunos, favorecendo a concentração e capacidade resolutiva”, citou.
Alunos especiais
As atividades são desenvolvidas, também, com os alunos especiais das escolas de atendimento específico.
A escola estadual Augusto Carneiro, que oferece atendimento específico a estudantes com surdez, é uma das unidades de ensino a desenvolver atividades com o xadrez. “Com os projetos executados, muitos alunos da escola Augusto Carneiro, embora com suas limitações físicas, participam ativamente de competições como os Jogos Escolares do Amazonas”, ressaltou a professora Soraya Lima.