Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes da escola estadual Nilo Peçanha têm formação sobre ‘Literatura Marginal’

Difundida no Brasil a partir da década de 70, a Literatura Marginal tem como características a linguagem coloquial, o uso da ironia, a utilização de ilustrações e forte abordagem sobre a vida cotidiana.

Para ampliar o interesse estudantil pela leitura e pela escrita, a escola estadual Nilo Peçanha, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, no centro de Manaus, oportunizou aos seus alunos finalistas do ensino fundamental uma formação específica sobre Literatura Marginal. Difundida no Brasil a partir da década de 70, a Literatura Marginal tem como características a linguagem coloquial, o uso da ironia, a utilização de ilustrações e forte abordagem sobre a vida cotidiana das classes médias. Com o tema “Literatura marginal: os personagens, as dores e a poesia da periferia”, a formação foi ministrada pelo escritor independente Rojefferson Moraes, autor do livro “Poesia Crônica”. Conforme a professora Milena Miller, a formação foi organizada como parte das atividades da disciplina de Língua Portuguesa ministrada na escola. “Nosso objetivo, com esta atividade, era despertar nos estudantes a curiosidade por esta vertente da literatura, motivando-os para um maior interesse pela leitura e também pela escrita”, disse a professora. DSC00746 Milena Miller, que ministra a disciplina de Língua Portuguesa, explicou que a escola Nilo Peçanha procurou oferecer esta formação, de forma estratégica, no primeiro bimestre do ano letivo. “Desta forma, juntamente com outros projetos e programações, poderemos ver os frutos deste trabalho em todo o processo educacional, no decorrer do ano”, citou a professora. O gestor da escola, Jonifferson Vieira, acrescentou que a atividade serviu também para propor aos jovens uma reflexão sobre a realidade social vivenciada por eles próprios. “Os estudantes são protagonistas das questões sociais que são tratadas por essa vertente da literatura. Assim sendo, a formação sugeriu a eles uma reflexão sobre o cotidiano”, comentou o gestor, citando que novas metodologias de ensino estimulam e colaboram com o aprendizado dos estudantes. Ministrada pelo escritor Rojefferson Moraes, o ciclo de palestras beneficiou 200 estudantes de seis turmas do 9º ano do ensino fundamental e do projeto “Avançar”.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget