Escola estadual Cleômenes do Carmo realiza campanha solidária e de estímulo à educação ambiental
Em uma ação solidária que está agregada também a preceitos de educação ambiental, a escola estadual Cleômenes do Carmo Chaves, localizada na Rua 10, bairro Jorge Teixeira 4, zona Leste de Manaus, está mobilizando seus estudantes para participação na campanha “Cadeira Solidária Ecológica”. Por meio da campanha, a unidade educacional pretende recolher e arrecadar materiais de alumínio, tais quais latas de refrigerante ou similares, cuja posterior venda será revertida para um fundo com o qual se pretende comprar cadeiras de roda para futura doação a pessoas ou entidades que delas necessitem.
A campanha foi lançada nesta semana na escola e pretende envolver os 1.800 alunos regularmente matriculados.
Conforme o gestor da escola, professor Roberto Araújo da Silva, além do caráter solidário, a campanha reforça, também, junto aos jovens, a questão da educação ambiental que pretende suscitar a valorização do meio ambiente e a maior conservação do espaço escolar. “A pretensão é trabalhar com os alunos o senso de solidariedade para com o próximo e também a preservação do meio ambiente. Cremos que essas medidas juntamente com o aprendizado em sala de aula e do apoio dos familiares resultarão em um melhor desempenho escolar. Um dos propósitos da escola é trabalhar a formação cidadã e este projeto vem ao encontro deste objetivo”, explicou o gestor.
O gestor Roberto Araújo informou que a escola pretende arrecadar itens de alumínio por meio de “eco pontos” de coleta. “Estes pontos serão instalados na escola e em locais localizados em todo o entorno da unidade de ensino. A princípio, pretende-se coletar sete mil latinhas de alumínio cujo valor da venda será revertido para a aquisição de uma ou mais cadeiras de roda. Além dos alunos, professores e funcionários, a campanha envolverá a participação da comunidade”, disse.
Motivação
Para Lívia Costa, 14, aluna do 1º ano do ensino médio, a iniciativa é importante por estimular o senso de solidariedade e de conservação do meio-ambiente. “Ajudar a quem precisa é muito importante. Na comunidade onde moro, faço questão de me integrar a iniciativas como esta que está sendo realizada”, comentou a estudante.
Segundo a professora Megara Barbosa, que leciona a disciplina de Biologia na escola estadual Cleômenes do Carmo Chaves, a campanha envolve cidadania, sustentabilidade e solidariedade. “Ela suscitará nos jovens, mudanças de hábito, levando-os à percepção de que eles podem atuar para o bem comum. O gesto solidário que resultará na doação de cadeiras de rodas a quem precisa e também na valorização do meio-ambiente serão atos de grande significado”, frisou a professora.
Para Francisco de Oliveira, pai da estudante Ariayde Santos de Oliveira, 17, que é cadeirante, campanhas como esta mostrará à sociedade que a solidariedade pode fazer a diferença na vida das pessoas. “Saber da existência da campanha, é muito gratificante. Por meio dela, pessoas que realmente precisam serão beneficiadas. Muitos não imaginam as dificuldades que os deficientes físicos enfrentam. Essa compreensão é necessária”, disse.
Na escola, a campanha conta com a colaboração do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac). Com a colaboração do Centro, a campanha, que já foi aplicada no ano de 2015 na escola estadual Vasco Vasques, em Manaus, pretende chegar a quatro unidades de ensino no ano de 2016.
Segundo o diretor da unidade do Cebrac localizada no bairro Mutirão, Silverton da Silva, a escola estadual Cleômenes Chaves foi escolhida por estar localizada em área estratégico, na qual a ação solidária e de sustentabilidade gerará benefícios significativos à própria comunidade onde a escola está inserida.