Projeto fortalece o ensino de espanhol em escolas estaduais de Manaus
Atividades privilegiam a integração entre estudantes e docentes do ensino superior com os de ensino médio.
Possibilitando uma integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior, aproximadamente dez escolas da rede pública estadual do Amazonas já tiveram acesso às atividades do projeto “Uso das novas tecnologias da informação e comunicação em aulas de espanhol como língua estrangeira: Língua, Cultura e Interdisciplinaridade”. Nesta sexta-feira (11), a escola estadual Eunice Serrano, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, nº 301, centro, reuniu seus alunos e apresentou os resultados finais dos trabalhos desenvolvidos na unidade de ensino. O projeto é desenvolvido pelos cursos de Letras em Língua e Literatura Espanhola e também de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e possibilita uma integração entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Integrando várias disciplinas da grade curricular do ensino médio, na apresentação dos resultados será realizada uma oficina de formação com o tema “Recursos Hídricos”. Nela, os estudantes da escola e os acadêmicos universitários debateram o tema e apresentaram soluções possíveis para a valorização dos recursos naturais do país. Da mesma forma como ocorreu em todo o desenvolvimento do projeto, a oficina envolveu explanações em língua portuguesa e em língua espanhola. De acordo com o coordenador do projeto, professor doutor Wagner Barros Teixeira, docente do curso de Letras em Língua e Literatura Espanhola da Ufam, por onde tem passado, o projeto tem alcançado seus objetivos, favorecendo a interação entre o ensino básico e a educação superior e fortalecendo a interdisciplinaridade no ensino médio. “Este projeto favorece o ensino da língua estrangeira entre os jovens e entendemos que este aprendizado de uma segunda língua é fundamental, pois favorece o conhecimento acerca de outras culturas. Esse conhecimento, ao abrir a possibilidade de fluência em uma língua estrangeira, é de fundamental importância para a formação dos jovens”, apontou o professor. O coordenador destacou também a importância do projeto para os estudantes de graduação da Universidade. “Em seu processo de formação, sobretudo aos graduandos de licenciatura que futuramente serão professores, se faz necessária a vivência em sala de aula. O projeto também tem esse perspectiva”, disse. Aprendizado Na escola Eunice Serrano, a apresentação temática reuniu 40 estudantes do 2º ano do ensino médio. Para a aluna Lícia Souza, 15, o aprendizado e o aperfeiçoamento de uma segunda língua é essencial para a formação dos jovens. “Países que fazem fronteira com o nosso têm o Espanhol como língua oficial. O aprendizado acerca desta língua é de grande utilidade para nossa formação e acredito que este conhecimento adquirido vai ampliar nossas perspectivas”, disse a estudante. Integrando e colaborando com o projeto, a professora da escola e graduada em Letras (Língua e Literatura Espanhola) pela Ufam, Josefa Silva, 35 falou sobre relevância do trabalho desenvolvido. “Consideramos de fundamental importância para os alunos este contato com a língua espanhola. Acreditamos que é preciso aprender e compreender o espanhol para o crescimento individual das pessoas e também para facilitar a comunicação entre os países”, disse a professora. Participaram também da apresentação as professoras Rocio Del Carmo Lorenzo, Socorro Brandão, Júlia Freitas e a graduanda bolsista do projeto, Luz Marina Ramírez.