Estudantes do Ceti de Parintins conquistam 12 medalhas na Olimpíada Parintinense de Matemática
A comissão organizadora da Olimpíada Parintinense de Matemática premiou na última quinta-feira (3) os estudantes vencedores na edição de 2015. Participando da competição educativa, estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), conquistaram 12 medalhas, sendo 4 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze, além do troféu na categoria “escola com melhor desempenho no nível 2 da competição (8º ao 9º ano do ensino fundamental)”.
Organizada anualmente pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Olimpíada, que chega à sua 12ª edição, contou com a participação de aproximadamente 20 mil alunos de 50 escolas públicas do município.
Aluno do 2º ano do ensino médio, Hans Moura, 15, conquistou medalha de ouro na competição, na categoria 3 (ensino médio). Gabaritando a prova, ele terminou a Olimpíada em primeiro lugar geral. Para ele, a notícia da premiação foi recebida com surpresa e satisfação.
“A princípio, ser premiado foi uma surpresa, pois na época eu estava no 1º ano do ensino médio e disputei com todos os alunos do ensino médio, então ganhar uma medalha de ouro foi algo inesquecível. Esse bom desempenho é devido aos incentivos dos meus pais e ao apoio dos meus professores e amigos de escola”, comentou o estudante, que também é medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e pretende seguir a carreira de professor de Matemática.
Medalhista de prata na competição, o estudante do 7º ano, Geisel Carvalho, 11, afirmou que ganhar a medalha foi um incentivo a mais para se dedicar à disciplina de Matemática. “Foi uma grande felicidade ter participado e conquistado um bom resultado na Olimpíada. Matemática é a minha disciplina favorita e a minha professora me ajudou bastante na preparação” revelou.
Para a professora de matemática da escola, Tacilene Campos, os professores do Ceti se empenharam muito na preparação dos estudantes para a competição. “Sempre fazemos um enorme mobilização para que os alunos participem dessas competições e investimos muito na preparação deles, com aulas de reforço. É uma enorme satisfação ver os nossos alunos se empenhando e sendo premiados por esse esforço”, destacou a professora.
De acordo com a gestora da escola, professora Francimary Macedo, todos os professores da escola tiveram alunos premiados na competição: “Os resultados são muito gratificantes, todos do Ceti Gláucio Gonçalves estão orgulhosos com o excelente desempenho dos nossos alunos. Conquistamos 3 medalhas em 2014 e no ano passado, alcançamos um total de 12 medalhas, o que mostra que o esforço e a dedicação dos alunos, professores e pais têm surtido bons resultados, o que nos incentiva cada vez mais a dar continuidade ao bom trabalho” afirmou a gestora.