Na abertura dos trabalhos letivos, escola estadual Vicente Schetinni destaca desempenho pedagógico de professores
Nesta semana, 515 mil estudantes da rede pública estadual retomaram suas atividades escolares nos 62 municípios do Amazonas. Também nesta semana, aproximadamente 28 mil professores e demais técnicos educacionais retomaram suas atividades nas 583 escolas da rede pública estadual. Antecipando ao início das aulas, as unidades de ensino promoveram jornadas pedagógicas para realizar o planejamento prévio de suas ações.
Em uma das várias jornadas pedagógicas realizadas, a escola estadual Vicente Schetinni, localizada na Rua Comendador Alexandre Amorim, no bairro de Aparecida, zona oeste de Manaus, evidenciou o trabalho de professores que se destacaram, no ano de 2015, pelo desempenho em projetos pedagógicos. Dentre estes, a professora Maria Palmira, que leciona na escola a disciplina de História para o ensino fundamental.
O destaque à professora foi referendado pelo alto nível de aprendizado demonstrado pelos alunos de sua turma e pela menor indicador de evasão entre os mesmos.
Premiada pela comunidade escolar, a professora Maria Palmira mencionou que o destaque serve como incentivo para o aprimoramento contínuo do ofício. “É gratificante ver que o nosso trabalho não passa despercebido. Iniciar o ano letivo com esse reconhecimento ao trabalho pedagógico nos motiva para reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento educativo dos nossos alunos”, comentou.
Pelos projetos educacionais desenvolvidos, a escola estadual Vicente Schetinni tem registrado evolução em seus indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e igualmente do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado do Amazonas (Ideam). Com relação ao Ideb, a escola evoluiu sua média de “2,6” em 2005 para “3,5” em 2013 e no Ideam evoluiu de “2,3” em 2008 (primeiro ano em que o índice foi implantado no Amazonas) para “4,1” em 2012.
Segundo a gestora da escola, Zeneide Ribeiro, a jornada pedagógica, em antecipação ao início das aulas, foi útil para nortear o trabalho que a unidade pretende desenvolver em 2016. “Neste ano, buscaremos aprimorar ainda mais os índices de rendimento de nossa escola, incluindo o combate à evasão escolar. Para que isso se concretize, esperamos, contar com o compromisso contínuo de nossos docentes e equipes técnicas e também com o apoio dos pais dos nossos alunos em um trabalho conjunto”, afirmou.
A gestora informou ainda que para se chegar aos objetivos pedagógicos pretendidos, a escola dará continuidade ao trabalho de parceria com conselhos tutelares e assessoramento da Coordenadoria Distrital de Educação 1 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).