Estudantes medalhistas da OBMEP podem concorrer a bolsas de estudo
Estudantes que conquistaram medalhas de ouro, prata ou bronze em alguma das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e que neste ano conseguiram ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a bolsas de estudo, por 12 meses, ao valor R$ 1.200,00 mensais, financiadas pelo Instituto TIM.
Os interessados em concorrer a uma das 50 bolsas que serão disponibilizadas podem efetivar inscrições até o próximo dia 15 de fevereiro no site www.obmep.org.br.
Para concorrer, o estudante deverá ter sido premiado com medalha de ouro, prata ou bronze em edições da OBMEP e ter ingressado, por meio do Enem, nos seguintes cursos de ensino superior: Medicina, Economia, Arquitetura, Astronomia, Biologia, Computação, Engenharia, Estatística, Física, Matemática ou Química.
Os candidatos serão selecionados por uma comissão formada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pelo Instituto TIM. A seleção levará em conta o mérito acadêmico do estudante, evidenciado no resultado do Enem e nas diversas edições da OBMEP, além de tomar como base a renda familiar per capita e a relevância do apoio financeiro na viabilização da trajetória acadêmica e profissional do jovem.
Inscrições
Os candidatos interessados em participar da seleção e que possuírem os pré-requisitos estabelecidos, deverão acessar, até o próximo dia 15 de fevereiro, o site www.obmep.org.br, preencher o formulário e enviar pela página na internet os seguintes documentos: carta descrevendo seus projetos pessoais, acadêmicos e profissionais; cópia do comprovante do resultado no Enem; cópia do histórico escolar do ensino médio; cópia do comprovante de admissão em um curso nas áreas especificadas acima, emitido por uma universidade pública em 2016; cópia do comprovante de residência e cópia do comprovante de renda familiar.
Ao valor de R$ 1.200,00 mensais, as bolsas de estudo visam prestar auxílio financeiro para que jovens talentos oriundos de famílias de baixa renda possam cursar o ensino superior e arcar custos necessários para a sua formação.
Conforme estatística, 18 milhões de alunos brasileiros participaram, em 2015, da OBMEP. No estado do Amazonas, os estudantes da rede pública estadual de ensino finalizaram a competição educativa conquistando quatro medalhas de ouro, 13 medalhas de prata e 86 medalhas de bronze, além de 582 menções honrosas.
No Amazonas, a OBMEP conta com a organização da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mobilização de diversas entidades, dentre as quais a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).