Seduc registra mais de 3,6 mil matrículas realizadas via internet no interior do Amazonas
Neste ano, o processo de matrículas para a rede pública de ensino do Amazonas, tem apresentado um diferencial estatístico em relação aos anos anteriores com a população optando pelo serviço que é disponibilizado via internet. Assim como os moradores de Manaus, é grande o contingente de pessoas do interior do Amazonas que em 2016 fez a adesão a esta forma de atendimento.
De acordo com balanço parcial apresentado nesta segunda-feira (18) pela coordenação de matrículas da Seduc, o primeiro dia de atendimento disponibilizado para a requisição de vagas para novos alunos, contabilizou 3.617 matrículas realizadas para escolas estaduais do interior do Amazonas por meio do site www.matriculas.am.gov.br
O número registrado no atendimento ao interior do Estado somente no primeiro dia – 3.617 – é três vezes maior que a procura por vagas via internet em todo o ano passado. Em 2015, o número de matrículas realizadas via internet no interior do Amazonas não ultrapassou os 1.240 atendimentos.
De acordo com a gerência de Pesquisa e Estatística da Seduc, do total de atendimentos realizados via internet no interior do Estado, os municípios de Parintins, Coari, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Tefé, Itacoatiara e Maués, foram os que tiveram um maior número de solicitações no primeiro dia.
Neste ano de 2016, o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, estão disponibilizando mais de 170 mil vagas. Deste total, 127.228 vagas são oferecidas pela Seduc.
Passo a passo
Tanto para a população da capital quanto para a do interior, os procedimentos e cronograma para a efetivação das matrículas são os mesmos, podendo ser realizados até a próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, no site www.matriculas.am.gov.br
“Nesta semana, para solicitar vagas para novos alunos na rede pública, basta o pai ou responsável, acessar o site, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016, no prazo de até três dias úteis”, explicou a gerente de pesquisa e estatística da Seduc, Silvana Morais.
Balanço Geral
Iniciado no último domingo, o processo de matrículas para novos alunos da rede pública registrou até às 16h desta segunda-feira, 50.691 procedimentos efetivados.
Do total de requisições atendidas 46.580 foram realizadas via internet e 4.111 foram realizadas presencialmente.
Opção presencial
Os que desejarem solicitar novas vagas de forma presencial também poderão se dirigir a qualquer uma das escolas da Seduc ou Semed, independente de ser ou não a escola que pretende ingressar e solicitar o atendimento.
Conforme a coordenação de matrículas, a opção pelo atendimento presencial tem prazos diferentes do atendimento via internet. “Enquanto o processo pela internet por meio do site www.matriculas.am.gov.br teve início no domingo (17) para todas as etapas do ensino, o atendimento presencial tem um cronograma diferente: para o ensino infantil, de 18 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e EJA (do 1º ao 5º ano) de 19 a 22 de janeiro; para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e EJA (do 6º ao 9º ano) de 20 a 22 de janeiro e ensino médio e EJA (ensino médio) nos dia 21 e 22 de janeiro”, informou Silvana Morais.