Seduc promove capacitação objetivando a reformulação curricular do ensino médio
Com o objetivo de levar maior atratividade ao ensino médio hoje vigente, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolverá, em 2016, uma proposta de currículo diferenciada para esta etapa da educação básica, iniciando com uma ação-piloto que será desenvolvida a partir de fevereiro em um conjunto de escolas estaduais na capital e com projeção de expansão futura para demais escolas da rede.
Nesta semana, equipes técnicas do Departamento de Políticas e Programas Educacionais e Gerência de Ensino Médio da Secretaria realizaram formação com gestores e docentes das primeiras escolas que receberão a ação-piloto. Uma das formações ocorreu na escola estadual Milburges Bezerra de Araújo, no bairro da Raiz, zona sul de Manaus.
De acordo com a gerente de Ensino Médio da Seduc, professora Ana Donizete, a nova proposta visa contemplar as necessidades atuais dos estudantes, levando em consideração sua realidade cultural e social. “A ideia é que essa nova proposta atenda às expectativas e interesses dos nossos estudantes, indo ao encontro de suas reais necessidades. Com este objetivo, os encontros de formação que estão sendo realizados com as equipes escolares visam divulgar as propostas da ação-piloto e reforçar sua importância”, informou Ana Donizete.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a proposta pedagógica a ser implantada será um dos projetos prioritários da Seduc em 2016. “Nos moldes de hoje, o ensino médio brasileiro precisa ser reformulado. Estamos trabalhando para mudar o modelo vigente, pois a sociedade precisa de um modelo educacional mais atrativo do ponto de vista pedagógico”, apontou o secretário.
Formação
A formação realizada na escola estadual Milburges Bezerra de Araújo teve como abrangências as áreas curriculares de linguagens, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, as mesmas áreas na quais são fundamentadas as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Presente na formação, a secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, mencionou que além das ações em sala de aulas, a proposta do novo currículo contemplará atividades complementares. “Atividades estas que possam fortalecer o aprendizado, envolvendo, por exemplo, ‘empreendedorismo’, ‘novas tecnologias’, ‘desenvolvimento crítico’, ‘cidadania’ e ‘sustentabilidade’”, afirmou a secretária adjunta, comentando que a redução das taxas de abandono nas escolas deve ser notificada em médio prazo.
Participando da formação, um dos professores de Química da escola estadual Milburges Bezerra de Araújo, Tiago Baima, destacou a importância do trabalho que será desenvolvido. “A proposta apresentada é muito interessante, já que visa atender às reais necessidades dos estudantes. Esperamos colaborar com esse trabalho”, citou.