Em escolas estaduais, cantatas de natal favorecem a inclusão social de estudantes
Ao concluir suas atividades letivas de 2015 e no ensejo das festividades natalinas, as escolas públicas estaduais do Amazonas têm promovido encontros de integração envolvendo estudantes, familiares, professores e comunidade. Para marcar estes momentos de integração e o encerramento das atividades do ano, as instituições de ensino têm promovido, dentre outras atividades, concertos e cantatas natalinas.
Localizada na Avenida Joaquim Nabuco, centro de Manaus, e voltada para o atendimento especial a alunos com deficiência auditiva, a escola estadual Augusto Carneiro dos Santos foi uma das unidades de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a promover atividade diferenciada.
Atendendo neste ano de 2015 a 121 estudantes especiais a escola promoveu nesta semana uma festividade na qual os estudantes foram protagonistas de um “Presépio Vivo”, com encenação do relato bíblico do nascimento de Jesus Cristo.
[caption id="attachment_8758" align="aligncenter" width="500"] Cantata de Natal realizada pela escola estadual Augusto Carneiro dos Santos.[/caption]
Para a gestora da escola estadual Augusto Carneiro dos Santos, professora Haideé Carneiro, a iniciativa teve um caráter inclusivo. “A inclusão social permeia todo o trabalho desenvolvido pela escola. Nesta programação de encerramento do ano letivo não poderia ser diferente e fizemos questão de oportunizar a participação de nossos estudantes”, frisou.
Localizada no bairro São Lázaro, zona sul de Manaus, a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, também promoveu uma atividade temática, com a 6ª edição de seu concerto natalino. A programação foi parte das ações do projeto “Musicalizando”.
Segundo o gestor da escola, Marcos Alvim, o projeto é desenvolvido em todo o decorrer do ano letivo e por meio dele, estudantes têm a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar a técnica musical em flauta, violão e teclado e coral.
[caption id="attachment_8760" align="aligncenter" width="500"] Atividade temática também foi realizada pela escola estadual Brigadeiro João Camarão.[/caption]
“Com o concerto natalino, realizado anualmente, procuramos dar destaque aos talentos dos nossos alunos apresentando à comunidade o resultado do trabalho desenvolvido no decorrer do ano. O projeto Musicalizando também busca desenvolver nos alunos a valorização, por meio da música, da cultura popular, regional e também erudita”, explicou o gestor da escola, citando que aproximadamente 70 alunos fazem parte do projeto.