Em mostra, estudantes da escola estadual Irmã Gabrielle retratam a diversidade cultural brasileira
A culinária, os costumes, tradições, as manifestações artísticas e demais elementos da formação cultural dos estados brasileiros foram retratados pelos estudantes da escola estadual de tempo integral Irmã Gabrielle Cogels, nesta semana, durante a 2ª mostra de arte da instituição. A escola está localizada na rua Barroso, bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.
Com a atividade pedagógica, a escola investiu na pesquisa para fortalecer junto aos seus alunos a aprendizagem de disciplinas como Geografia, História e Literatura. A iniciativa mobilizou os 442 estudantes matriculados no ensino fundamental e ensino médio da unidade de ensino.
O trabalho realizado pelos estudantes envolveu pesquisas bibliográficas de 12 estados brasileiros. Para ilustrar a diversidade cultural destes estados, os alunos elaboraram maquetes, trabalharam a exposição e degustação de comidas típicas, telas pinturas e protagonizaram números musicais e de dança.
“A atividade teve como objetivo principal possibilitar aos alunos, por meio da pesquisa, um conhecimento mais preciso sobre a cultura e diversidade do nosso país e seus estados”, disse a gestora da escola, professora Darcy Vasconcelos, acrescentando que a participação e apoio dos familiares dos alunos foi fundamental para o êxito do evento escolar.
Para a aluna do 2º ano de ensino médio, Emily Rodrigues, 16, a atividade contribuiu para um maior aprofundamento sobre a cultura do próprio estado. “Minha turma ficou responsável pela pesquisa e exposição sobre o Amazonas. Nessa mostra, aprendi muito sobre o lugar onde vivemos: sua cultura, história e características sociais. Participar desse trabalho foi fundamental para o meu aprendizado sobre estes temas”, disse a aluna.
Já Salomão Almeida, 17, aluno do 3º ano do ensino médio cuja turma apresentou pesquisa sobre o estado do Paraná, destacou a importância da diversidade cultural brasileira, evidenciada na mostra. “Participando da atividade, nós alunos, compreendemos como os estados brasileiros são diferentes e ricos por suas características. Aprofundar o conhecimento sobre história, economia e cultura foi engrandecedor”, disse.
Administrada Governo do Estado via Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a escola estadual Irmã Gabrielle Cogels é uma das 54 escolas de tempo integral em funcionamento no Amazonas.