No Amazonas, escola pública estadual cria moeda simbólica para colaborar com o ensino de educação financeira
Localizada na Avenida Constantino Nery, no bairro de São Geraldo, zona centro-sul de Manaus, a escola estadual Vicente Telles estabeleceram um programa diferenciado e criativo para trabalhar os preceitos de educação financeira junto aos seus alunos ao criar uma moeda simbólica: os “vicentavos”, fazendo alusão ao nome da instituição de ensino.
O projeto está sendo executado neste ano letivo de 2015 e conta com a participação efetiva de 980 estudantes matriculados na escola, tendo contribuído, de forma positiva, para o aprendizado dos alunos, refletindo, inclusive, no seu rendimento escolar.
De acordo com a gestora e idealizadora do projeto, Cláudia Duarte, o objetivo da ação é proporcionar aos estudantes um conhecimento apurado acerca das práticas de responsabilidade e didática financeira. “Aprimorar a qualidade do ensino e contribuir para que os nossos estudantes tenham uma educação de excelência são a base do nosso trabalho diário e, com esse projeto, que trabalha os princípios da responsabilidade financeira, temos alcançado esse objetivo”, afirmou a gestora.
Ainda segundo Cláudia Duarte, com o uso da ‘moeda’, os alunos simulam a compra de brindes e objetos, tais como: utensílios domésticos, acessórios e cosméticos, compreendo a importância da aquisição, aplicação e até mesmo a fiscalização na ocasião das compras.
“Uma das grandes contribuições desse projeto é promover uma competição educativa entre os estudantes. Ao se empenharem nos estudos, cumprindo com suas atividades e trabalhos e tirando boas notas, os alunos acumulam “vicentavos”, uma prática que tem se refletido no rendimento escolar desses jovens. Está sendo uma excelente iniciativa em nossa escola”, informou a gestora.
Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola estadual Vicente Telles é responsável pelo atendimento a 980 alunos do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino.