Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudante do Ceti João dos Santos Braga representará o Amazonas no Programa Jovem Senador, em Brasília

Com a dissertação “Juventude do presente”, a estudante do 2º ano do ensino médio do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti João dos Santos Braga, localizado na zona norte de Manaus, Geysa Cláudio de Souza, 16, conquistou a etapa estadual do 8º Concurso de Redação do Senado Federal deste ano de 2015 e representará o Amazonas no Programa Jovem Senador. Juntamente com outros 26 alunos, representantes dos demais estados brasileiros, a estudante amazonense viajará, em novembro, para o Congresso Nacional, em Brasília, Distrito Federal, onde será premiada pela conquista e participará de um intercâmbio acadêmico, vivenciando o trabalho desenvolvido pelos senadores. Para a estudante, representar a rede pública estadual de ensino no Congresso Nacional é uma enorme satisfação. “Representar não só a minha escola, mas todo o Estado do Amazonas é uma importância muito grande. Estou muito feliz com essa conquista e pela oportunidade de vivenciar essa experiência. Acredito que será uma troca de conhecimento muito positiva e minhas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou a aluna. Na sua dissertação, cujo tema central foi “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, Geysa evidenciou a importância da atuação da juventude na política. “Na minha dissertação, busquei destacar a participação dos jovens na política, estabelecendo um comparativo entre a realidade que vivemos hoje e a de antigamente. Atualmente, os jovens têm maior acesso à informação, especialmente com a internet e as redes sociais e isso é um aspecto positivo, uma vantagem em relação à juventude de antigamente, que não contava com tais recursos”, explicou. Em sua segunda viagem ao Distrito Federal, - a primeira, na qual representou a rede pública estadual durante a 4ª edição da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2013 -, Geysa destacou a relevância do incentivo da escola e da equipe de docentes nesse resultado. “Essa conquista deve-se em grande parte ao incentivo dos professores engajados nesse trabalho, já que por trás da construção dos textos, houve toda uma orientação, pesquisas na internet e em livros, para que os alunos tivessem esse arcabouço teórico e prático para a produção de uma dissertação à altura”, contou a estudante. Incentivo Para a professora de Língua Portuguesa da escola e orientadora dos estudantes que participaram do concurso, Jemima Machado, a conquista da estudante demonstra que a escola tem realizado um trabalho positivo de incentivo junto aos estudantes. “O concurso Jovem Senador sempre tem uma importância significativa em nossa escola, por isso sempre buscamos estimular nossos estudantes a participarem da atividade e se empenharem para alcançar um resultado positivo. Pela segunda vez, temos um estudante da nossa instituição representando o Amazonas no Congresso Nacional e isso é extremamente gratificante porque mostra que estamos desenvolvendo um trabalho relevante com esses jovens. Estou muito orgulhosa pela conquista da nossa aluna e acredito plenamente que ela tem todas as condições para representar muito bem o nosso Estado, em Brasília”, ressaltou a professora.
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget