Jogos Esportivos promovem a integração dos estudantes da escola estadual Francisca Botinely
Nesta quinta-feira (15) a escola estadual de tempo integral Francisca Botinely, localizada na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, concluiu a primeira edição de seus Jogos Esportivos Internos. Realizado em parceria com a Fundação Vila Olímpica (FVO) o evento teve início no último dia 9 e mobilizou os estudantes da instituição em competições de modalidades como futsal, vôlei, queimada e badminton.
Conforme a gestora da escola, professora Vânia Machado, o objetivo dos jogos internos foi contribuir com a integração dos alunos das diversas turmas e favorecer a qualidade vida destes por meio da prática esportiva. “Acreditamos que o esporte é um instrumento de integração e de favorecimento à saúde. Os jogos internos foram planejados com esse intuito”, disse a gestora.
Professora Vânia Machado mencionou também que o evento despertou o interesse dos alunos em observar as potencialidades de Manaus, escolhida para subsediar competições de futebol durante as Olimpíadas de 2016. “Os Jogos Olímpicos estão se aproximando e como Manaus será uma das subsedes o evento escolar serviu para motivar e aguçar o interesse dos estudantes”, destacou.
A gestora ressaltou que, aliada à prática da Educação Física, o evento escolar serviu também para contribuir com o desenvolvimento pleno dos alunos. “Por meio das práticas esportivas as crianças e os jovens adquirem disciplina, desenvolvem sentimento de solidariedade e melhoram seu desempenho na vivência escolar”, concluiu professora Vânia.
Segundo a coordenação dos jogos internos, as equipes que se destacaram no decorrer das competições foram premiadas com troféus e medalhas.
Além da parceria firmada com a Fundação Vila Olímpica (FVO), a escola contou com a colaboração da Banda da Polícia Militar do Amazonas, que participou da solenidade de abertura das competições.
Localizada no Conjunto Dom Pedro, zona oeste de Manaus, a escola estadual Francisca Botinely pertence à Coordenadoria Distrital 3 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e é uma das 54 escolas públicas estadual de tempo integral mantidas pelo Governo do Amazonas.