Preparatório para vestibulares, "Aulão na Rede" reúne mais de 2,3 mil estudantes do Amazonas
Estudantes finalistas do Ensino Médio da rede estadual de educação começaram nesta quinta-feira, 8 de outubro, a revisão geral do "Aulão na Rede", programa preparatório de reforço para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com abertura do governador José Melo e do presidente da Rede Amazônica, jornalista Philippe Daou, a aula especial do programa reuniu mais de 2,3 mil alunos de 81 escolas da rede pública de Manaus e de Iranduba e foi transmitido para unidades de ensino de todos os municípios do interior pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Realizado em parceria entre a Seduc e a Rede Amazônica, o "Aulão na Rede" está acontecendo desde agosto com vídeo-aulas em 13 disciplinas. De acordo com o governador, a iniciativa amplia o leque de oportunidades de estudo e incentiva os jovens a buscarem o ingresso ao ensino superior.
"É fundamental na multiplicação dos conteúdos e é mais uma ação importante do governo com a iniciativa privada no sentido de oferecer oportunidade a milhares de jovens de se prepararem melhor para o exame nacional do ensino médio e os vestibulares", destacou José Melo.
Nesta quinta-feira, o programa será focado em uma aula de revisão geral. Na sexta-feira, 9 de outubro, haverá um grande simulado para a prova do Enem. "O objetivo é preparar os alunos que vão concorrer nos vestibulares da UEA, Ufam, do Enem e das particulares. Essa iniciativa é combinada com outras ações realizadas pela Secretaria. Desde o início do ano, estamos com aulões transmitidos para todo o Estado pelo Centro de Mídias com a preparação constantemente. Começamos a fazer aulas entre os turnos, aquele gás a mais que o aluno precisa para se preparar", disse o secretário de Educação, Rossieli Soares.
Desde o dia 18 de agosto, os telejornais da Rede Amazônica estão exibindo dicas das disciplinas que fazem parte do Enem. O G1 Amazonas tem uma página exclusiva para o "Aulão na Rede", em que está publicando vídeos com dicas para estudantes que se preparam para vestibulares e ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Professores falam, em cinco minutos, sobre assuntos ligados a 13 disciplinas. Os conteúdos estão disponíveis na página "Aulão na Rede".
Inscrições – O Amazonas registrou 156.735 inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2015, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A quantidade representa uma redução de 15,2% em relação a 2014, quando o número de inscrições foi de 184.864. Em todo o Brasil, 7.746.057 inscrições foram registradas. As provas estão marcadas para os dias 24 e 25 de outubro.
Conforme os dados do Inep, o Amazonas é o 16º Estado no ranking de inscrições. O primeiro é São Paulo, com 1.253.928 candidatos, seguido de Minas Gerais com 870.384 e Bahia, com o total de 582.856 inscrições no exame.
A região Norte apresentou 817.952 inscrições, ultrapassando apenas a região Centro-Oeste que tem 702.900 candidatos. Em 2015, o valor a taxa de inscrição no exame de candidatos que não estão cursando o Ensino Médio subiu de R$ 35 para R$ 63. Em todo o país, o total de pagantes somou 1.983.995.
Nos dias de provas, 24 e 25 de outubro, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o horário de início das provas, às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.