Executivos da Google visitam o Centro de Mídias da Seduc e escolas estaduais no interior do Amazonas
A diretoria da Google que executa projetos e programas na área educacional – Google for Education - esteve em Manaus cumprindo agenda intensa junto à Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), desde a última segunda-feira até ontem.
A diretoria da Google for Education para todas as Américas e mais a diretora mundial de formação visitaram o Centro de Mídias da Seduc, reuniram a imprensa e foram conhecer duas escolas estaduais no interior do Estado: o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Maria Izabel Desterro, em Iranduba e a escola estadual de tempo integral Nossa Senhora do Rosário, na comunidade do Rosarinho, em Manacapuru.
O objetivo da vinda da diretoria da Google for Education foi para intensificar as ações do projeto Google Educação, realizado entre a Seduc e a Google. O projeto disponibiliza um pacote de ferramentas tecnológicas educacionais aos professores e estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas.
Entre as novidades, está a implantação do Chromebooks em uma escola do início do ano letivo de 2016, como projeto piloto. Segundo o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, o Chromebooks é uma espécie de notebook, em que todas as tecnologias e ferramentas da Google irão se convergir para uma utilização pedagógica na sistemática da escola. “Essas tecnologias desenvolverão uma capacidade diferenciada ao nosso aluno da educação básica”, destacou Rossieli.
O diretor da Google para a América Latina, Rodrigo Pimentel, destacou que o Chromebooks é, atualmente, o equipamento mais utilizado pelas escolas americanas e que o Governo do Amazonas é o primeiro do Brasil a implantar o projeto. “O Chromebooks conta com um sistema operacional que tem armazenamento na nuvem, trazendo integrado o melhor da Google, tendo diversos níveis de segurança”, destacou.
Centro de Mídias
O diretor da Google para as Américas, Michael de la Cruz, destacou que Centro de Mídias da Seduc é um programa incrível por estar conseguindo levar a educação para populações remotas. “É fantástico, porque não é um sonho ou um plano. É um programa concreto, que já existe. A nossa intenção é empoderar ainda mais essa ferramenta que já está sendo copiada por outros países”, destacou.
Michael destacou que a missão da Google é organizar as informações do mundo e torna-las acessíveis a todos e que por isso, a parceria entre a multinacional e a Seduc está sendo muito produtiva. “Queremos elevar esta parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas para um novo patamar. Ajudar o professor a trazer as habilidades do século 21 para dentro da sala de aula. Este projeto tem tudo para convergir para um projeto de sucesso”, destaca.
O Centro de Mídias de Educação está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc e está equipado com sete estúdios de TV de onde uma equipe especializada de professores ministra as aulas que são transmitidas diariamente via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.
Para que os estudantes tenham acesso às aulas ministradas a partir do Centro de Mídias, o Governo do Estado contratou serviço especializado de comunicação via satélite nas comunidades rurais em que há o projeto.
A diretoria da Google que esteve em Manaus foi formada pelos executivos Rodrigo Pimentel, Michael de la Cruz, Liz Anderson, Rodrigo Vale, Alexandre Campos, Jim Ballentine, Eleazar Oriz, Jimena e Thaís Blumenthal.