Escola estadual Nilo Peçanha comemora 120 anos de fundação
Nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, a escola estadual Nilo Peçanha, localizada no centro de Manaus, celebrou seus 120 anos de fundação. Para marcar a data, estudantes, professores e a comunidade em geral, promoveram uma grande comemoração, marcada por apresentações culturais que deram ênfase à história da instituição.
Fundada no ano de 1985, a unidade de ensino é uma das mais tradicionais do Amazonas, tendo contribuído com a formação de grandes nomes de influência na sociedade.
De acordo com o gestor da escola, professor Joniferson Vieira, a data é extremamente significativa para todos que são parte dessa história. “Hoje celebramos 120 anos de história dessa instituição que já contribuiu com a formação de tantas pessoas influentes em nossa sociedade. Estamos muito contentes com essa data e com o trabalho de sucesso que temos realizado em benefício da educação. Nossa proposta é cada vez mais melhorar nossos indicadores e continuarmos a ser uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino”, afirmou o gestor.
Durante a comemoração, os estudantes protagonizaram apresentações de música e lembraram um pouco da história da escola, homenageando o seu patrono e ex-presidente da República, Nilo Peçanha. Além disso, a celebração foi marcada por um momento cívico, em que a instituição enfatizou, junto aos estudantes, os valores de respeito, disciplina e amor à educação, que tem conduzido a unidade de ensino nesses 120 anos de existência.
“Além da comemoração, o momento foi muito importante para suscitarmos junto aos nossos estudantes, a importância que a nossa escola representa na sociedade. Respeito, disciplina e amor à educação são parte dessa história”, completou o gestor Joniferson.
Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola é responsável pelo atendimento a 565 estudantes, matriculados entre o 6º e 9º anos (ensino fundamental), nos turnos matutino e vespertino.
Histórico
Construído em 1895 com a criação da Universidade Livre de Manaus, a escola estadual Nilo Peçanha serviu de sede para a faculdade de Direito. Tornou-se grupo escolar em 1934, depois da transferência da faculdade para a Praça dos Remédios.
Funcionando primeiramente como Grupo Escolar Silvério Nery, através do ato n° 105, de 10 de outubro de 1931, só foi reconhecida como escola estadual Nilo Peçanha em 25 de junho de 1989, a partir do decreto de 12.137.