Em Manaus, Colégio Amazonense Dom Pedro II comemora 146 anos de fundação
Nesta semana, o Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado na Avenida Sete de Setembro, centro de Manaus, comemorou 146 anos de fundação. Para marcar a data, o Colégio, que é administrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e é um dos mais tradicionais e antigos do Amazonas, promoveu nesta terça-feira, dia 8 de setembro, a exposição Gymnasianos, reunindo fotos, acervos e símbolos que marcaram a história da instituição.
Localizado na Avenida Sete de Setembro, centro de Manaus, a unidade de ensino foi fundada em 1869, contribuindo com a formação de diversos amazonenses, que são hoje figuras importantes na sociedade.
Além da exposição, os estudantes protagonizaram apresentações de dança, retratando a cultura de povos em diferentes países, além da divulgação de projetos relevantes que têm sido desenvolvidos na instituição de ensino.
Prestigiando a exposição, o arquiteto, artista plástico e professor, Nearco Araújo, 80, ex-aluno da escola estadual, falou sobre a importante contribuição do Colégio Amazonense para a sua formação. “Tive professores maravilhosos aqui nessa instituição, que contribuíram significativamente para a minha formação. Para os alunos que fazem parte da escola hoje e para as futuras gerações, só posso dizer o quanto esse colégio é importante e ter feito parte dele é um grande orgulho”, afirmou.
A gestora da escola, professora Ana Goreti Guimarães, destacou a importância que a instituição tem para a sociedade. “O nosso maior objetivo é contribuir para a formação dos nossos estudantes, garantindo ainda a aprovação desses jovens nas provas de ingresso ao ensino superior. Com essa exposição, buscamos retratar parte dessa história à toda a sociedade, esperando que cada vez mais possamos formar bons cidadãos”, afirmou a gestora.
Destaque
Ex-aluno da instituição e aprovado nas provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Ivan Alef Monteiro, 18, destacou a satisfação por ter estudado na unidade de ensino.
“O excelente desempenho que tive nas provas de vestibular no ano passado (2014) é reflexo do ensino que a escola me proporcionou. Aqui tive grandes professores, que facilitaram o aprendizado, além, é claro, do meu esforço pessoal. Foi um resultado extremamente positivo”, falou o estudante, desejando que a escola continue a ser referência de ensino e tradição no Amazonas.
História
O Colégio Amazonense D. Pedro II, foi criado em 1869 pelo então presidente da Província do Amazonas, João Wilkens de Matos, com o nome de Lyceu Provincial Amazonense. Ao longo de sua história, a escola teve outras nomenclaturas: Gymnasio Amazonense, Gymnasio Amazonense D. Pedro II e a partir da administração do governador Henoch da Silva Reis, Colégio Amazonense D. Pedro II.