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Projeto elaborado para fortalecer o ensino nas escolas estaduais do Amazonas é apresentado em simpósio nacional

Com o projeto “O uso dos descritores como ferramenta eficiente no ensino de matemática no Estado do Amazonas”, o professor doutor em matemática e técnico da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aldemir de Oliveira, representou o Amazonas no 2º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática, realizado em Brasília. O projeto apresentado durante o simpósio foi baseado na metodologia utilizada nos Grupos de Trabalho de Matemática desenvolvidos pela Seduc e que tem como objetivo promover a formação de professores que atuam na rede estadual, aprimorando as metodologias utilizadas para o ensino da disciplina. De acordo com o professor Aldemir de Oliveira, com a participação no simpósio, a rede pública estadual de educação do Amazonas buscou compartilhar com os demais estados a experiência por ela desenvolvida. “A participação nesse simpósio foi muito positiva, pois trata-se de um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com os nossos educadores. Poder levar esse conhecimento para outros estados do país é ainda mais importante”, afirmou o professor. Professor Aldemir de Oliveira representou o Amazonas em Simpósio realizado em Brtasília (2) O Grupo de Trabalho de Matemática foi criado com foco na melhoria do aprendizado dos estudantes e utiliza a didática da realização de formações continuadas direcionadas para os professores, suscitando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Pesquisa A pesquisa realizada pelo professor Aldemir de Oliveira teve como parâmetros os dados do Sistema de Avaliação de Ensino do Estado do Amazonas (Sadeam) no ano de 2014 e de edições anteriores, tendo como base os acertos e erros dos descritores que compõem a matriz do exame. Ainda segundo o professor, a metodologia implementada pelo Grupo de Trabalho de Matemática é inovadora. “É uma experiência inovadora, pois trabalhamos com base nos descritores do Sadeam e tem tido excelente repercussão por ser uma ferramenta que visa diretamente o aperfeiçoamento dos nossos educadores”, informou Aldemir, explicando que o projeto chamou a atenção de professores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que passaram a desenvolver um trabalho semelhante. Além da exposição no simpósio realizado em Brasília, professor Aldemir de Oliveira também expôs o mesmo estudo na Semana de Matemática realizada em Manaus pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam).
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